Repository logo
 
Publication

O conhecimento das emoções em crianças com baixa visão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorOliveira, Ana Raquel Shirley de
dc.date.accessioned2015-11-27T18:38:51Z
dc.date.available2015-11-27T18:38:51Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO principal objetivo deste estudo remete para a comparação do Conhecimento Emocional em Crianças Normovisuais e com Baixa Visão, procurando-se perceber a importância do papel da visão para o desenvolvimento das competências emocionais de um modo global, e mais concretamente no conhecimento das emoções. Participaram neste estudo 237 crianças com idades compreendidas entre os 36 e os 120 meses, da amostra inicial constituíram-se dois grupos: o grupo de estudo, constituído por 9 crianças com Baixa Visão com idades compreendidas entre os 44 e os 120 meses, remetendo o critério de inclusão para uma acuidade visual equivalente a 3/10 ou inferior; e o grupo de comparação que foi constituído por 18 crianças normovisuais, ou seja, com acuidades visuais após correção superiores a 3/10, escolhidas da amostra inicial de modo a serem o mais equivalentes possível ao grupo de estudo. No que concerne ao instrumento, foi utilizada a versão portuguesa do Affect Knowledge Test (Denham, 1986, Maló-Machado, Veríssimo & Denham, 2006) “Teste do Conhecimento das Emoções”. Os resultados demonstram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, o que permite concluir que a deficiência visual isolada não condiciona, por si só, limitações no desenvolvimento sócio-emocional. O presente estudo pretende constituir um contributo para salientar a pertinência da intervenção precoce e do sistema de suporte educacional às crianças com deficiência visual que deve ser adequado às necessidades visuais de cada criança e o mais sistematizado possível de modo a garantir igualdade de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para todas as crianças.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The main objective of this study referred to the comparison of Emotional Knowledge in sighted and visually impaired children, seeking to realize the importance of vision in the development of emotional skills, and more specifically on the emotional knowledge. The sample consisted of 237 children aged 36 to 120 months, from which it was created two subsets: the study group, consisting of 9 children with low vision aged 44 to 120 months, where the inclusion criteria is having visual acuity equal to 3/10 or less; and the comparison group comprised by 18 children of the initial sample chosen to be as equivalent as possible to the study group, with visual acuity after correction exceeding 3/10. Regarding the evaluation instrument, it was used the Portuguese version of Affect Knowledge Test (Denham, 1986 Maló-Machado, Veríssimo & Denham, 2006). The results showed that there were no statistically significant differences between the two groups, which suggest that the isolated visual impairment does not have a direct impact on socio-emotional development limitations. This study is a contribution to enhance the relevance of early intervention and educational support system for children with visual impairment, which should be adequate to the visual needs of each child and systematized as much as possible to ensure equal learning opportunities and development for all children.pt_PT
dc.identifier.tid201051109
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4138
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetências emocionaispt_PT
dc.subjectConhecimento emocionalpt_PT
dc.subjectBaixa visãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEmotional competencespt_PT
dc.subjectEmotion knowledgept_PT
dc.subjectVisual Impairmentpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleO conhecimento das emoções em crianças com baixa visãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
12797-OA.pdf
Size:
917.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: