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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This paper reviews a range of studies which have
sought to increase drivers’ compliance with the traffic
law. These range from: studies which have manipulated
levels of enforcement to studies which have
investigated the effects of providing drivers with information
about current levels of compliance, to studies
which have sought to assess the impact of different
levels of penalty. It is concluded that the effects of normative
information are weak and inherently dependent
on the actual behaviour of other drivers. The results
presented further suggest that the risk of apprehension,
which may be augmented by provision of in-car
warnings, is most likely to be effective in increasing
compliance.
RESUMO------Neste artigo procede-se a uma revisão de estudos sobre o aumento da submissão dos condutores a legislação de tráfego. Estes vão desde os que manipularam diferentes níveis de controlo policial até aos que se debruçaram sobre o fornecimento aos condutores de informações sobre os níveis existentes de submissão às normas, ou ainda até aos estudos sobre o impacto de diferentes graus de penalização. Conclui-se que os efeitos da informação normativa são muito reduzidos e são intrinsecamente dependentes da observação do comportamento dos outros condutores. OS resultados a seguir apresentados sugerem que a percepção imediata de risco e transgressão, que pode ser aumentada através de sistemas de aviso colocados nos automóveis, tende a ser mais eficaz no aumento da submissão às normas.
RESUMO------Neste artigo procede-se a uma revisão de estudos sobre o aumento da submissão dos condutores a legislação de tráfego. Estes vão desde os que manipularam diferentes níveis de controlo policial até aos que se debruçaram sobre o fornecimento aos condutores de informações sobre os níveis existentes de submissão às normas, ou ainda até aos estudos sobre o impacto de diferentes graus de penalização. Conclui-se que os efeitos da informação normativa são muito reduzidos e são intrinsecamente dependentes da observação do comportamento dos outros condutores. OS resultados a seguir apresentados sugerem que a percepção imediata de risco e transgressão, que pode ser aumentada através de sistemas de aviso colocados nos automóveis, tende a ser mais eficaz no aumento da submissão às normas.
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Keywords
Citation
Análise Psicológica, 13(3), 257-269