Repository logo
 
Publication

Sinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómica

dc.contributor.authorMarques, Carlos Alberto Alves
dc.contributor.authorCunha, Miguel Pina e
dc.contributor.authorGomes, Jorge F. S.
dc.date.accessioned2014-09-10T14:36:07Z
dc.date.available2014-09-10T14:36:07Z
dc.date.issued1994
dc.description.abstractNeste trabalho tem lugar uma análise da sinistralidade rodoviária baseada no modelo ergonómico de análise dos acidentes de trabalho, segundo o qual os fenómenos devem ser abordados num contexto global e sistémico, isto é, enquanto acontecimentos ocorridos no âmbito do sistema homem-máquina. Nesta perspectiva consideraram-se como variáveis relevantes para a explicação do número de acidentes auto nas estradas portuguesas, o número de novos veículos em circulação, o consumo de gasolina, e o número de novos encartados. O modelo de regressão aplicado as observações disponíveis (1 980- 1990) permitiu extrair uma variável explicativa: os novos encartados. A inexperiência de condução emerge deste modo como o principal factor a influenciar o número de acidentes. Em todo o caso, a reduzida dimensão da amostra e a não inclusão de outras variáveis pertinentes, recomendam cautela na análise destes resultados, que devem ser vistos como exploratórios. Discutem-se também as implicações que a abordagem ergonómica poderá vir a assumir nas futuras campanhas de prevenção e segurança rodoviárias.por
dc.description.abstractIn this paper, traffic accidents are analyzed based on an ergonomic perspective. This approach stands for the analysis of accidental events in a global and systemic context, considering the complexity of manmachine systems. In this perspective, the relevant variables considered, in what the explanation of accidents to occur is concerned, are the following: the number of new vehicles, gas consumption, and the number of people obtaining new driving licences. The regression model which has been applied to available observations (1980-1990) allows to extract a single variable: the mew) drivers. The inexperience of driving arouses as the main influent factor for the growing number of accidents (nevertheless, the limited sampie size and the omission of other pertinent variables, implies that this research should be considered as exploratory). The implications that this approach may bring into future research and practice are also discussed, namely in terms of accident analysis and prevention.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 12(1), 129-135por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3042
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleSinistralidade Rodoviária em Portugal nos ultimos onze anos: Uma perspectiva ergonómicapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage135por
oaire.citation.startPage129por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume1por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1994_1_129.pdf
Size:
504.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: