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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Investigated the association between cognitive
status and adjustment in children who have a physical
disability, in three independent studies. In Study 1, 119
mothers reported on the cognitive status and behavioral
adjustment of their children, ages 2-18, who had
varying physical or sensory impairments. In Study 2,
the intellectual level of 50 children, ages 6-1 1, with
either spina bifida or cerebral palsy, was estimated
from cognitive test information while mothers reported
on the children’s behavioral adjustment. In Study 3,66
adolescents, ages 11-18, with a physical disability
completed an IQ test and reported on their behavioral
adjustment, as did their mothers. Severity of physical
disability was also assessed in each study. No relationships
could be found between any index of
cognitive status and any adjustment measure when
controlling for severity of physical disability. The
overwhelming majority of zero-order relationships
were also not significant. These findings were discussed
in relation to Wallander and Varni’s Disability-
Stress-Coping model of adjustment in children with
chronic physical conditions.
Este artigo descreve investigag6es sobre a associação entre o estatuto cognitivo e o ajustamento em crianças com deficiência física, em três estudos independentes. No Estudo 1, 1 19 m5es prestaram informaq20 acerca do estatuto cognitivo e do ajustamento comportamental dos seus filhos, com idades entre OS 2 e OS 18 anos, e com graus variáveis de deficiência física ou sensorial. No Estudo 2, o nível intelectual de 50 crianças, com idades entre OS 6 e OS 11 anos e com spina bifida ou com paralisia cerebral, foi estimado a partir de testes cognitivos e de relatos maternos sobre o seu ajustamento comportamental. No Estudo 3, 66 adolescentes, com idades entre OS 11 e OS 18 anos e com deficiência física, realizaram um teste de QI e prestaram informação sobre o seu ajustamento comportamental, relato que também foi feito pelas suas mães. Em cada estudo, a gravidade da deficiência física foi também avaliada. Controlando a variável «gravidade da deficiência física», não foi possivel encontrar relação entre qualquer índice de estatuto cognitivo e qualquer medida de ajustamento. A grande maioria de relações de ordem zero também não era significativa. Estes resultados são discutidos em função do modelo de Wallander e Varni «Disability-Stress-Coping» sobre o ajustamento em crianças com deficiências físicas cronicas.
Este artigo descreve investigag6es sobre a associação entre o estatuto cognitivo e o ajustamento em crianças com deficiência física, em três estudos independentes. No Estudo 1, 1 19 m5es prestaram informaq20 acerca do estatuto cognitivo e do ajustamento comportamental dos seus filhos, com idades entre OS 2 e OS 18 anos, e com graus variáveis de deficiência física ou sensorial. No Estudo 2, o nível intelectual de 50 crianças, com idades entre OS 6 e OS 11 anos e com spina bifida ou com paralisia cerebral, foi estimado a partir de testes cognitivos e de relatos maternos sobre o seu ajustamento comportamental. No Estudo 3, 66 adolescentes, com idades entre OS 11 e OS 18 anos e com deficiência física, realizaram um teste de QI e prestaram informação sobre o seu ajustamento comportamental, relato que também foi feito pelas suas mães. Em cada estudo, a gravidade da deficiência física foi também avaliada. Controlando a variável «gravidade da deficiência física», não foi possivel encontrar relação entre qualquer índice de estatuto cognitivo e qualquer medida de ajustamento. A grande maioria de relações de ordem zero também não era significativa. Estes resultados são discutidos em função do modelo de Wallander e Varni «Disability-Stress-Coping» sobre o ajustamento em crianças com deficiências físicas cronicas.
Description
Keywords
Children Physical disability Adjustment Cognitive functioning Crianças Deficiência física Ajustamento Funcionamento cognitivo
Citation
Análise Psicológica, 1(16), 77-89.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada