Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Para bom entendedor meio vídeo basta? O Autodiagnóstico por meio das redes sociais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
29724_Natália_Dziachan_Dissertação.pdf838.17 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O fenômeno recente e contemporâneo do autodiagnóstico por meio das redes sociais é um tema pouco explorado na literatura. Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo e as motivações por trás do autodiagnóstico, com foco na Perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção (PDAH)/Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e vídeos no TikTok. Para isso, explorou-se o conceito de figurabilidade, que permite a tradução de conteúdos inconscientes em pensamentos conscientes. Para alcançar esse objetivo, realizou se três entrevistas online com uma participante e, posteriormente, conduziu-se uma análise temática. A participante é uma mulher adulta que utiliza a internet como uma ferramenta para identificar sintomas que ela também experiência. Os resultados obtidos corroboram com a ideia de que vídeos online podem proporcionar uma compreensão mais profunda de questões psicológicas anteriormente desconhecidas. A jovem revelou que, por meio de vídeos e relatos semelhantes, encontrou respostas para suas angústias. É importante ressaltar que, devido ao design deste estudo, que se concentrou na narrativa de um único sujeito, é necessário cautela ao generalizar os resultados. Para futuras pesquisas, sugere-se a inclusão de uma amostra maior de participantes, o embate entre princípio da realidade vs prazer e o papel que as comunidades possuem dentro das redes sociais, isto é, a função dos nichos específicos para o autodiagnóstico. As contribuições deste estudo oferecem apenas uma perspectiva inicial sobre um tópico amplo e merecem maior atenção e visibilidade na pesquisa futura.
ABSTRACT: The recent and contemporary phenomenon of self-diagnosis through social media is a topic that has been scarcely explored in literature. This research aimed to comprehend the process and motivations behind self-diagnosis, focusing on Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and TikTok videos. The concept of figurability, which enables the translation of unconscious content into conscious thoughts, was explored for this purpose. To achieve this goal, three online interviews were conducted with a participant, followed by a thematic analysis. The participant, an adult woman, uses the internet as a tool to identify symptoms that she also experiences. The obtained results support the notion that online videos can provide a deeper understanding of previously unknown psychological issues. The young woman disclosed that through videos and similar narratives, she found answers to her anxieties. It is important to note that, due to the study's design focusing on the narrative of a single subject, caution is necessary when generalizing the results. For future research, it is suggested to include a larger sample of participants, examining the interplay between the reality principle and pleasure, and exploring the role of communities within social media, particularly the function of specific niches in self-diagnosis. The contributions of this study offer only an initial perspective on a broad topic deserving greater attention and visibility in future research.

Description

Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Doutor Csongor Juhos, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Autodiagnóstico Redes Sociais Figurabilidade Tiktok TDAH/PHDA Self Diagnosis Social Media Figurability Tiktok ADHD

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue