Repository logo
 
Publication

Risco e regulação emocional em idade pré-escolar : a qualidade das interações dos educadores de infância como potencial moderador

dc.contributor.authorCadima, Joana
dc.contributor.authorFerreira, Tiago
dc.contributor.authorGuedes, Carolina
dc.contributor.authorVieira, Joana
dc.contributor.authorLeal, Teresa
dc.contributor.authorMatos, Paula Mena
dc.date.accessioned2016-12-10T11:23:01Z
dc.date.available2016-12-10T11:23:01Z
dc.date.issued2016-09
dc.description.abstractResumo: A investigação tem demonstrado que as crianças em desvantagem social enfrentam muitos desafios e estão mais vulneráveis a desenvolver dificuldades ao nível da regulação emocional, sendo extremamente relevante identificar fatores protetores que moderem esta vulnerabilidade, de modo a identificar formas de alterar as trajetórias desenvolvimentais. No presente estudo, foi analisado o papel moderador das interações do educador de infância no desenvolvimento da regulação emocional. Os participantes incluíram 345 crianças em idade pré-escolar de dois ambientes sociais distintos: em risco sociocultural (n=183) e em situação de não risco sociocultural. A regulação emocional foi avaliada através de um questionário ao educador, o Emotion Regulation Checklist (ERC; Shields & Cichetti, 1997). A qualidade das interações do educador de infância com as crianças foi observada através de uma escala de observação, o Classroom Assessment Scoring System (CLASS; Pianta, La Paro & Hamre, 2008). Os educadores avaliaram ainda a sua relação com cada criança participante através da Student-Teacher Rating Scale (STRS; Pianta, 2001). Análises multi-grupo multinível indicaram que no grupo de crianças de risco socicultural, em salas em que os educadores de infância estabeleciam interações com mais qualidade a nível emocional e organizacional, as crianças demonstraram competências de regulação emocional mais elevadas, o que sugere o importante papel das interações dos educadores de infância com as crianças no desenvolvimento da regulação emocional.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Research has shown that socially disadvantaged children faces may social challenges and are more vulnerable to display poor levels of emotional regulation. It seems therefore extremely important to identify protective factors that can change the developmental trajectories. In this study, we examine the moderating role of teacher-child interactions in the development of emotional regulation. Participants were 345 preschool children from two distinct social sites: at-risk (n=183) and non-risk. Emotional regulation was assessed through a teacher report, the Emotion Regulation Checklist (ERC; Shields & Cichetti, 1997). The quality of teacher-child interactions was observed through a rating scale, Classroom Assessment Scoring System (CLASS; Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Teachers additionally reported on the quality of the relationships with children using the Student-Teacher Rating Scale (STRS; Pianta, 2001). Multilevel multigroup analyses indicated that in the at-risk group, children showed higher levels of emotional regulation in classrooms in which the teachers show higher levels of quality of emotional and organization interactions. Results point to the important role of teachers in the development of emotional regulation skills for at-risk children.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste estudo integra-se no projeto PTDC/MHC-CED/5218/2012, financiado pelo FEDER, através do programa COMPETE e por fundos nacionais através da FCT.pt_PT
dc.identifier.citationCadima, J., Ferreira, T., Guedes. C., Vieira, J., Leal, T., & Matos, P. M. (2016). Risco e regulação emocional em idade pré-escolar: A qualidade das interações dos educadores de infância como potencial moderador. Análise Psicológica, 34, 235-248. https://doi.org/10.14417/ap.1079pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1079pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5130
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation(IM)BALANCE: Impact of Work-Family Conciliation on Parenting and Children´s Development.
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRegulação emocionalpt_PT
dc.subjectRisco socioculturalpt_PT
dc.subjectInterações educador-criançapt_PT
dc.subjectRelação educador-criançapt_PT
dc.subjectEmotional regulationpt_PT
dc.subjectSociocultural riskpt_PT
dc.subjectTeacher-child interactionspt_PT
dc.subjectTeacher-child relationshipspt_PT
dc.titleRisco e regulação emocional em idade pré-escolar : a qualidade das interações dos educadores de infância como potencial moderadorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitle(IM)BALANCE: Impact of Work-Family Conciliation on Parenting and Children´s Development.
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FMHC-CED%2F5218%2F2012/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage248pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage235pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume34pt_PT
oaire.fundingStream5876-PPCDTI
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication39edbd9b-64f9-46ba-94de-f65d00ae4ee0
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery39edbd9b-64f9-46ba-94de-f65d00ae4ee0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP,34(3),235-248.pdf
Size:
123.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: