Publication
Aprender: a conceção de estudantes universitários de um curso na área da educação
dc.contributor.author | Almeida, Camila Marta de | |
dc.contributor.author | Freire, Sofia | |
dc.contributor.author | Silva, Juana de Carvalho Ramos | |
dc.contributor.author | Carvalho, Carolina | |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T09:40:19Z | |
dc.date.available | 2019-04-26T09:40:19Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Investigações focadas nas conceções de aprendizagem dos alunos revelam que estas diferem e que originam formas de aprender também diferentes. Algumas destas conceções são compatíveis com perspectivas mais atuais sobre o que se pretende com o ensino superior e que tipo de envolvimento se pretende dos alunos. Sabendo que as conceções sobre o que é aprender originam formas distintas de interagir com o contexto de ensino-aprendizagem, é fundamental conhecê-las de forma adequá-las às exigências da sociedade actual. Este estudo de cunho exploratório objetivou conhecer as conceções de estudantes do ensino superior sobre o que é aprender. Participaram 56 estudantes do primeiro ano de uma licenciatura na área da educação, sendo a maioria do género feminino (83,9%), com idade média de 19,5 anos (DP=1,7). Para a recolha de dados os estudantes responderam a duas questões abertas. Os dados foram analisados a partir de um conjunto de categorias prévias sobre concepções de aprendizagem utilizadas em investigações fenomenográficas. Os resultados obtidos revelam que os estudantes entendem a aprendizagem como a aquisição de conhecimentos e memorização (73% do total de respostas). Poucas respostas mencionaram os processos de construção de significados pessoais e a transformação (27% do total de respostas), sendo estes aspetos essenciais da pedagogia universitária. Assim, este estudo vem salientar a importância de se explorar a conceção de estudantes sobre o que é aprender e como se aprende, para possibilitar o desenvolvimento de pedagogias promotoras do envolvimento ativo dos estudantes e estimulando a construção de significado. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (35-42). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6996 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Conceções de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_PT |
dc.title | Aprender: a conceção de estudantes universitários de um curso na área da educação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 42 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 35 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |