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Presença, aliança e atitudes dos clientes face à terapia online

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Abstract(s)

Problema: A pandemia obrigou a várias mudanças que tiveram de ser implementadas rapidamente. Uma delas foi a passagem dos acompanhamentos psicológicos do contexto face-a-face para o contexto online. Esta mudança ocorreu sem que muitos clientes, psicólogos e psicoterapeutas estivessem preparados para ela, ou tivessem intenção de a realizar. Objetivos: Perceber qual a perspetiva dos clientes sobre 1) a presença terapêutica online, 2) o estabelecimento da aliança terapêutica em contexto online, 3) as suas atitudes face à terapia online e 4) a influencia da experiência prévia com terapia online nas atitudes face à mesma. Método: A amostra é constituída por 225 participantes (117 terapeutas e 108 clientes), com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos. A recolha de dados decorreu totalmente online. Resultados: Os resultados evidenciam níveis elevados de Presença e de Aliança Terapêutica tanto em terapeutas como em clientes, e que as Atitudes dos Clientes face à Terapia Online são neutras. A experiência prévia não demonstrou ter um efeito significativo nas Atitudes, na Presença e na Aliança Terapêutica. Contudo, as Atitudes dos Clientes face à Terapia Online correlacionaram-se e demonstraram ser preditoras da Presença e da Aliança Terapêutica dos Clientes, estando também correlacionadas com a Presença Terapêutica dos Terapeutas. Conclusão: As Atitudes dos Clientes face à Terapia Online, são um aspeto e um preditor importante da Presença e da Aliança Terapêutica dos Clientes e da Presença dos Terapeutas, em contexto online, e que por isso devem ser tidas em conta neste processo.
Problem: The pandemic forced several changes that had to be implemented quickly. One of them was the shift from face-to-face to online psychological counselling. This change occurred without many clients, psychologists and psychotherapists being prepared for it, or intending to make it. Objectives: To understand clients' perspectives on 1) the online therapeutic presence, 2) the establishment of the therapeutic alliance in an online context, 3) their attitudes towards online therapy and 4) the influence of previous experience with online therapy on attitudes towards it. Method: The sample consisted of 225 participants (117 therapists and 108 clients), aged between 18 and 75 years. Data collection took place entirely online. Results: The results show high levels of Presence and Therapeutic Alliance in both therapists and clients, and that clients' Attitudes towards Online therapy are neutral. Previous experience was not found to have a significant effect on Attitudes, Presence and Therapeutic Alliance. However, client Attitudes toward Online Therapy were correlated and shown to be predictors of client Presence and Therapeutic Alliance, and also correlated with therapists' Therapeutic Presence. Conclusion: Client Attitudes towards Online Therapy are an important aspect and predictor of Client Presence and Therapeutic Alliance and Therapists' Presence in the online context and should therefore be taken into account in this process.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário, para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Terapia online Clientes Presença Terapêutica aliança terapêutica Online therapy Clients Therapeutic presence Therapeutic alliance

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