Publication
Regulação das emoções e padrões de aprendizagem em adolescentes: Um estudo com o REQ-2
dc.contributor.author | Machado, Teresa Sousa | |
dc.contributor.author | Pardal, Ana | |
dc.date.accessioned | 2017-06-20T17:59:38Z | |
dc.date.available | 2017-06-20T17:59:38Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A investigação psicológica tem mostrado renovado interesse pelo estudo da regulação das emoções e suas implicações desenvolvimentais, referindo a necessidade de criar instrumentos de avaliação de estratégias de regulação das emoções, para diferentes idades. Em contexto escolar a regulação das emoções tem sido menos estudada, embora ela seja essencial para a adaptação ao meio académico (quer na vertente inter-relacional, como na adopção de estratégias para fazer face ao estudo e avaliações). Apresentamos um estudo das relações entre a percepção de estratégias de RE (avaliadas com a versão portuguesa do REQ-2) e dois padrões de aprendizagem (“auto-eficácia académica” e “autojustificação para o insucesso”, operacionalizados na PALS, com uma amostra de 240 adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos (M=13.79; DP=1.7; 53.9% raparigas, 45.6% rapazes), selecionada por método não probabilístico por conveniência. O uso de estratégias de RE funcionais internas/externas correlaciona-se positivamente com maior auto-eficácia académica percepcionada; e o uso de estratégias de RE disfuncionais internas/externas correlaciona-se positivamente com estratégias de auto-justificação do insucesso. Análises de regressão sugerem a influência das estratégias de RE reportadas no uso dos padrões de aprendizagem analisados. O recurso a instrumentos como o REQ-2 pode ser útil na promoção da consciencialização, pelos adolescentes, das estratégias de RE a que a que recorrem, permitindo uma auto-reflexão guiada acerca da sua (in)adequação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (69-84). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-33-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5554 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Regulação das emoções | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Padrões de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | REQ-2 | pt_PT |
dc.title | Regulação das emoções e padrões de aprendizagem em adolescentes: Um estudo com o REQ-2 | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 69 | pt_PT |
oaire.citation.title | Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais | pt_PT |
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rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |