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Abstract(s)
Enquadrando-se dentro das perspectivas sócio-cognitivas do desenvolvimento e da aprendizagem este trabalho teve como objectivos analisar a influência do material nas interacções de tutela e comparar a eficácia de situações de interacção mãe-criança face a situações de resolução individual.
A amostra foi constituída por seis díades mãe-criança e seis crianças. Utilizaram-se duas tarefas de classificação multiplicativa: uma com figuras geométricas e outra com figuras de animais.
A análise incidiu sobre os resultados do pré-teste e do pós-teste e sobre a dinâmica interactiva ocorrida durante a situação experimental.
Os resultados mostram, relativamente ao primeiro objectivo, que os mecanismos que, no plano inter-psicológico parecem facilitar a transição para o plano intra-psicológico são: a responsabilidade pela acção e respectiva regulação, os mecanismos semióticos utilizados e a indicação de estratégias.
No que respeita ao segundo objectivo os resultados mostram uma melhor performance, no pós-teste, do grupo em situação de interacção.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
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Instituto Superior de Psicologia Aplicada