Publication
Interação social lúdica no pré-escolar : Análise confirmatória da versão portuguesa da penn Interactive peer play scale (PIPPS) para educadores
dc.contributor.author | Torres, Nuno | |
dc.contributor.author | Freitas, Miguel da Costa Nunes de | |
dc.contributor.author | Monteiro, Lígia Maria Santos | |
dc.contributor.author | Antunes, Marta Justino Ferrúcio | |
dc.contributor.author | Santos, António José | |
dc.date.accessioned | 2014-10-25T12:57:17Z | |
dc.date.available | 2014-10-25T12:57:17Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo avaliar as características psicométricas da versão portuguesa para educadores do questionário Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Este é um instrumento constituído por 32 itens, que expressam comportamentos de crianças do pré-escolar no contexto de atividades lúdicas com os seus pares. Participaram 21 educadoras de 455 crianças Portuguesas, 49.3% raparigas e 50.7% rapazes com idades entre os 32 e os 78 meses (M=57.8; DP=9.7). Os resultados confirmam uma estrutura fatorial robusta de 3 dimensões, muito congruente com a versão original. Os fatores foram nomeados como Interação Positiva, Disrupção e Desconexão. Em termos gerais, este instrumento revela boas propriedades psicométricas e vem preencher uma lacuna na avaliação da competência social em idade pré-escolar. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The aim of this study is to evaluate the psychometric properties of the Portuguese version of the Penn Interactive Peer Play Scale Scale (PIPPS) for teachers. This is a questionnaire of 32 items expressing children behaviors in the context of play activities with their peers. Participants were 21teachers of 455 Portuguese children, 49.3% girls and 50.7% boys. The results suggest a robust factor structure of 3 dimensions, consistent with the original version. The factors were named Positive Interaction, Disruption and Disconnection in interactive play. Overall, this instrument shows good psychometric properties and fills a gap in the assessment of social competence with preschoolers. | por |
dc.identifier.citation | Laboratório de Psicologia, 12(1), 57-65 | por |
dc.identifier.doi | 10.14417/lp.801 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/3174 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.subject | PIPPS | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Disrupção | por |
dc.subject | Jogo cooperativo | por |
dc.subject | Desconexão | por |
dc.subject | Play | por |
dc.subject | Positive interaction | por |
dc.subject | Disruption | por |
dc.subject | Disconnection | por |
dc.title | Interação social lúdica no pré-escolar : Análise confirmatória da versão portuguesa da penn Interactive peer play scale (PIPPS) para educadores | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 65 | por |
oaire.citation.startPage | 57 | por |
oaire.citation.title | Laboratório de Psicologia | por |
oaire.citation.volume | 12 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |