Repository logo
 
Publication

Interação social lúdica no pré-escolar : Análise confirmatória da versão portuguesa da penn Interactive peer play scale (PIPPS) para educadores

dc.contributor.authorTorres, Nuno
dc.contributor.authorFreitas, Miguel da Costa Nunes de
dc.contributor.authorMonteiro, Lígia Maria Santos
dc.contributor.authorAntunes, Marta Justino Ferrúcio
dc.contributor.authorSantos, António José
dc.date.accessioned2014-10-25T12:57:17Z
dc.date.available2014-10-25T12:57:17Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo avaliar as características psicométricas da versão portuguesa para educadores do questionário Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Este é um instrumento constituído por 32 itens, que expressam comportamentos de crianças do pré-escolar no contexto de atividades lúdicas com os seus pares. Participaram 21 educadoras de 455 crianças Portuguesas, 49.3% raparigas e 50.7% rapazes com idades entre os 32 e os 78 meses (M=57.8; DP=9.7). Os resultados confirmam uma estrutura fatorial robusta de 3 dimensões, muito congruente com a versão original. Os fatores foram nomeados como Interação Positiva, Disrupção e Desconexão. Em termos gerais, este instrumento revela boas propriedades psicométricas e vem preencher uma lacuna na avaliação da competência social em idade pré-escolar.por
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this study is to evaluate the psychometric properties of the Portuguese version of the Penn Interactive Peer Play Scale Scale (PIPPS) for teachers. This is a questionnaire of 32 items expressing children behaviors in the context of play activities with their peers. Participants were 21teachers of 455 Portuguese children, 49.3% girls and 50.7% boys. The results suggest a robust factor structure of 3 dimensions, consistent with the original version. The factors were named Positive Interaction, Disruption and Disconnection in interactive play. Overall, this instrument shows good psychometric properties and fills a gap in the assessment of social competence with preschoolers.por
dc.identifier.citationLaboratório de Psicologia, 12(1), 57-65por
dc.identifier.doi10.14417/lp.801
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3174
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectPIPPSpor
dc.subjectJogopor
dc.subjectDisrupçãopor
dc.subjectJogo cooperativopor
dc.subjectDesconexãopor
dc.subjectPlaypor
dc.subjectPositive interactionpor
dc.subjectDisruptionpor
dc.subjectDisconnectionpor
dc.titleInteração social lúdica no pré-escolar : Análise confirmatória da versão portuguesa da penn Interactive peer play scale (PIPPS) para educadorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage65por
oaire.citation.startPage57por
oaire.citation.titleLaboratório de Psicologiapor
oaire.citation.volume12por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LP 12(1) 57-65.pdf
Size:
157.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.64 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: