Repository logo
 
Publication

Conceções dos educadores portugueses sobre a linguagem escrita : Um estudo de caso

dc.contributor.authorSantos, Ana Isabel Silva
dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.date.accessioned2016-03-10T18:03:07Z
dc.date.available2016-03-10T18:03:07Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente artigo pretende dar conta dos resultados de uma investigação realizada junto de um grupo de 18 educadoras de infância a trabalhar na em escolas da rede pública da Ilha Terceira, Açores, Portugal, cujo objetivo foi o de compreender a sua perspetiva acerca da abordagem à linguagem escrita no âmbito da educação de infância. Foram avaliados aspetos como a posição pedagógica e metodológica que as educadoras afirmam adotar na sua intervenção pedagógica e os processos de aprendizagem que afirmam privilegiar como promotores da literacia nas suas salas. A entrevista realizada durante o segundo trimestre do ano escolar permitiu concluir que a forma de pensar destas educadoras, acerca do desenvolvimento da linguagem escrita, caracteriza-se, basicamente, pelo distanciamento relativamente a uma perspetiva emergente da literacia, centrada nas crianças, pela atribuição de uma acentuada importância às atividades e estratégias de intervenção direta e pelo défice de conhecimentos sobre a forma como se desenvolvem os processos de leitura e escrita em crianças pré-escolares.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this paper is to present the results of a study developed with teachers of 18 public kindergartens in Terceira Island, Azores, Portugal, in order to understand their perspective about the written language development on preschool children. To evaluate the teachers’ beliefs, there was taken into account some aspects such as the methodology that they assume as characteristics of their practices, their pedagogical stand and the pedagogical processes that they assure to privilege in order to promote the development of children attending these kindergartens. The interview conducted during the second trimester of the scholar year, allowed to conclude that teachers’ way of thinking about written language is basically characterized for a lack of an emergent literacy perspective, focus on children, pointing out aspects such as a remarkable importance attributed to activities and direct intervention strategies and the deficit of knowledge about the development of children’s conceptualisations on reading and writing.pt_PT
dc.identifier.citationRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 1, 26-34. doi:10.17979/reipe.2014.1.1.19pt_PT
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2014.1.1.19pt_PT
dc.identifier.issn1138-1663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4409
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruña; Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectAbordagem à linguagem escritapt_PT
dc.subjectConceções dos educadorespt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectEmergent literacypt_PT
dc.subjectTeachers’ beliefspt_PT
dc.titleConceções dos educadores portugueses sobre a linguagem escrita : Um estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeConceptions of the Portuguese Preschool teachers about writing language : A case studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceA Coruña, Bragapt_PT
oaire.citation.endPage34pt_PT
oaire.citation.startPage26pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REIPE_1_26-34.pdf
Size:
411.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: