Publication
Conceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilingues
dc.contributor.author | Martins, Margarida Alves | |
dc.contributor.author | Sousa, Otília | |
dc.contributor.author | Castro, São Luís | |
dc.contributor.author | Dockrell, Julie | |
dc.contributor.author | Papadopoulos, Timothy C. | |
dc.contributor.author | Mifsud, Charles | |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T19:47:38Z | |
dc.date.available | 2020-01-14T19:47:38Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A Europa é uma realidade linguística diversa e heterogénea que enfrenta o desafio de educar uma população cada vez mais multicultural e multilingue. Os professores de língua(s) são atores nesta realidade, promovendo o multilinguismo e integrando a diversidade. Portugal não foge ao paradigma do multilinguismo e as escolas e professores portugueses vão-se adaptando a uma realidade que, não sendo nova, tem novos contornos. Neste artigo, analisam-se as conceções de professores portugueses sobre multilinguismo e as práticas educativas desenvolvidas em salas de aula multilingues por eles referidas. Os participantes foram 505 professores de todos os ciclos de ensino a lecionar em salas de aula multilingues. O instrumento utilizado foi um questionário criado pelo Grupo Multilingue da Rede Europeia de Literacia traduzido e adaptado para Portugal que foi respondido online. Os resultados mostram uma baixa concentração de imigrantes por turma, o lugar de destaque do inglês como segunda língua, professores com uma atitude de abertura face à diversidade linguística, multilingues e esclarecidos acerca do multilinguismo, valorizando a língua e cultura dos estudantes. Acreditam que o conhecimento de línguas se constitui como uma mais-valia no desenvolvimento académico e cognitivo dos estudantes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica 37(4), 493-506 Doi:10.14417/ap.1622 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.1622 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 08708231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7336 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Ispa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Multilinguismo | pt_PT |
dc.subject | Conceções dos professores | pt_PT |
dc.subject | Práticas educativas | pt_PT |
dc.subject | L1 | pt_PT |
dc.title | Conceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilingues | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 506 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 493 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 37 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Dockrell | |
person.familyName | PAPADOPOULOS | |
person.familyName | Mifsud | |
person.givenName | Margarida | |
person.givenName | Otília | |
person.givenName | Julie | |
person.givenName | TIMOTHY C. | |
person.givenName | Charles | |
person.identifier | 165962 | |
person.identifier.ciencia-id | 331B-1095-7D71 | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-9F4A-47CF | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2773-1634 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7755-2418 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3595-6064 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5541-568X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4922-5780 | |
person.identifier.rid | A-3613-2008 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55663664300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7004429681 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 84a9fd27-3433-4f92-97ee-99aeea1806dc | |
relation.isAuthorOfPublication | 988099bc-1384-4377-af44-9e17b0074ba3 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5053c155-b7a1-44e8-8fde-ff011b6fc8c4 | |
relation.isAuthorOfPublication | 75c6916b-3d7a-4d27-8e9c-86e61dc911da | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 988099bc-1384-4377-af44-9e17b0074ba3 |