Repository logo
 
Publication

Conceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilingues

dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorCastro, São Luís
dc.contributor.authorDockrell, Julie
dc.contributor.authorPapadopoulos, Timothy C.
dc.contributor.authorMifsud, Charles
dc.date.accessioned2020-01-14T19:47:38Z
dc.date.available2020-01-14T19:47:38Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA Europa é uma realidade linguística diversa e heterogénea que enfrenta o desafio de educar uma população cada vez mais multicultural e multilingue. Os professores de língua(s) são atores nesta realidade, promovendo o multilinguismo e integrando a diversidade. Portugal não foge ao paradigma do multilinguismo e as escolas e professores portugueses vão-se adaptando a uma realidade que, não sendo nova, tem novos contornos. Neste artigo, analisam-se as conceções de professores portugueses sobre multilinguismo e as práticas educativas desenvolvidas em salas de aula multilingues por eles referidas. Os participantes foram 505 professores de todos os ciclos de ensino a lecionar em salas de aula multilingues. O instrumento utilizado foi um questionário criado pelo Grupo Multilingue da Rede Europeia de Literacia traduzido e adaptado para Portugal que foi respondido online. Os resultados mostram uma baixa concentração de imigrantes por turma, o lugar de destaque do inglês como segunda língua, professores com uma atitude de abertura face à diversidade linguística, multilingues e esclarecidos acerca do multilinguismo, valorizando a língua e cultura dos estudantes. Acreditam que o conhecimento de línguas se constitui como uma mais-valia no desenvolvimento académico e cognitivo dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica 37(4), 493-506 Doi:10.14417/ap.1622pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1622pt_PT
dc.identifier.issn08708231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7336
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIspapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMultilinguismopt_PT
dc.subjectConceções dos professorespt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectL1pt_PT
dc.titleConceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilinguespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage506pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage493pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
person.familyNameMartins
person.familyNameSousa
person.familyNameDockrell
person.familyNamePAPADOPOULOS
person.familyNameMifsud
person.givenNameMargarida
person.givenNameOtília
person.givenNameJulie
person.givenNameTIMOTHY C.
person.givenNameCharles
person.identifier165962
person.identifier.ciencia-id331B-1095-7D71
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.orcid0000-0002-2773-1634
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
person.identifier.orcid0000-0003-3595-6064
person.identifier.orcid0000-0002-5541-568X
person.identifier.orcid0000-0003-4922-5780
person.identifier.ridA-3613-2008
person.identifier.scopus-author-id55663664300
person.identifier.scopus-author-id7004429681
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8
relation.isAuthorOfPublication84a9fd27-3433-4f92-97ee-99aeea1806dc
relation.isAuthorOfPublication988099bc-1384-4377-af44-9e17b0074ba3
relation.isAuthorOfPublication5053c155-b7a1-44e8-8fde-ff011b6fc8c4
relation.isAuthorOfPublication75c6916b-3d7a-4d27-8e9c-86e61dc911da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery988099bc-1384-4377-af44-9e17b0074ba3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Análise Psicológica 37(4) 493-506.pdf
Size:
87.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: