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Abstract(s)
A Prevenção de comportamentos aditivos e dependências (com ou sem substância
psicoativa presente) assume particular importância no contexto da Educação para a Saúde, a qual
configura uma série de ações de cariz pedagógico/informativo, visando o aumento de
conhecimentos e reforço de competências dos seus destinatários, no sentido da adoção de estilos
de vida saudáveis. Neste contexto de intervenção, assiste-se localmente ao desenvolvimento de
projetos de cariz sociocomunitário, dirigidos aos indivíduos e comunidades de um dado território,
de complexidade crescente em matéria do seu planeamento, implementação e avaliação. A
intervenção produzida localmente assenta regularmente no estabelecimento de parcerias,
entendidas como uma aliança de vontades individuais e organizativas à volta da necessidade de
coordenar as atuações de cada parceiro, procurando o incremento da qualidade da ação conjunta e
a otimização dos recursos disponíveis, numa lógica de rede. As redes têm, assim, um papel vital
nas políticas de educação e saúde modernas ao permitir que autores de políticas, investigadores e
comunidades consigam reunir, a diversos níveis, recursos para alcançar objetivos de saúde e de
desenvolvimento sustentável. Esta mobilização social deve ser comunitária, envolvendo por isso as
instituições locais, conhecedoras do território onde operam. Desta forma, a dinâmica participativa
estabelecida entre os diferentes níveis de organização social (serviços da Administração Central,
Municípios, associações locais, investigadores...) produzirá efeitos diretos e ampliará o alcance da
ação, em particular se estiver presente desde a fase de diagnóstico, através do qual se procede à
identificação das necessidades concretas que caracterizam a realidade social que se pretende
alterar.
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 157-171). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior