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Advisor(s)
Abstract(s)
Perceber em que medida as condições do Sistema de Formação Escola / Organizações de Saúde, correspondem às condições que geram formação qualificante, foi o nosso propósito de partida, do qual
decorreram outras questões orientadoras da investigação:
• De que modo o desenvolvimento do ensino clínico interfere na aquisição de novos saberes?
• Em que medida o processo de formação do enfermeiro emerge e/ou se apróxima do modelo de
formação em alternância ou dele se afasta?
• Qual o modelo de formação subjacente à legislação portuguesa?
• Em que medida as representações e estratégias organizacionais influenciam o processo de
formação?
De acordo com a problemática em estudo interessou-nos estudar a realidade em que nos situamos, em que
desenvolvemos a nossa actividade, em função de factores mais de natureza estratégica e contextuai do que
em função de critérios pretensamente representativos, numa perspectiva de desenvolvimento, mudança e
inovação.
Tratando-se de uma realidade de difícil apreciação e de difícil teorização, e conscientes do envolvimento
com a situação em estudo, multiplicam-se as metodologias qualitativas, tendo especial preocupação em
evitar as ameaças à sua validade.
Foram assim utilizadas: Entrevistas em profundidade semi-estruturadas, análise documental e de três mini-
casos.
A estrutura temática das entrevistas desenvolveu-se em torno de quatro dimensões:
• Envolvimento das Organizações de Saúde no Processo de Formação;
• Relação/articulação, Escola / Organizações de Saúde;
• Práticas e estratégias organizacionais;
• Percepção da evolução da formação em Enfermagem.
A análise documental foi estruturada em torno de duas questões centrais:
• Perceber para onde a legislação nos aponta, bem como perceber com quem a Escola faz interface
para gerar qualificação
• Reflectir sobre os aspectos da organização do processo ensino-aprendizagem, bem como sobre
situações de aprendizagem previstas, susceptíveis de contribuir para o desenvolvimento de
competências reais.
Com a apresentação dos três "mini-casos", pretendeu-se responder a parte do percurso delineado, ilustrando como o ciclo vicioso vs ciclo virtuoso da gestão do sistema tem sido assumido e vivenciado pela Escola.
• Da análise dos dados obtidos pode verificar-se a importância atribuída aos contextos onde a formação
tem lugar;
• Verifica-se a legislação permitir as experiências até ao nível da alternância real;
• Podem os diplomas legais ter uma leitura no sentido de ultrapassar resistências;
• Os discursos das entrevistas mostram claramente a fraqueza do pólo prática profissional - há uma
teoria e uma prática que não se questionam mutuamente, se não de urna maneira longínqua;
• A prática de socialização profissional que parece estar subjacente é uma prática disjuntiva e não serial;
• Não estamos numa fase de conflito, mas também não há uma cooperação assumida e sistemática
porque o que predomina é a prática disjuntiva.
Description
Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada