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Advisor(s)
Abstract(s)
Face à falta de orientações claras que definam práticas pedagógicas adequadas para
instituições que acolhem crianças dos 0 aos 3 anos, impera uma grande necessidade de criar linhas de
orientação funcionais que permitam aos profissionais portugueses monitorizar e aperfeiçoar as suas
práticas. Nessa linha de pensamento, tendo como base o Sistema de Acompanhamento de Crianças para
o pré-escolar (Portugal & Laevers, 2010), adaptou-se e desenvolveu-se um instrumento composto por
um conjunto de fichas de carácter geral e particular, ou seja, algumas orientadas para a avaliação do
grupo, outras para os aspetos individuais de cada criança, que assume uma proposta de avaliação
processual, ao longo do ano, e que serve de ponto de partida para a observação, a reflexão e a
planificação curricular. O quadro conceptual deste instrumento é, por um lado, a educação experiencial,
que preconiza o enfoque na experiência interna das crianças (tendo em conta o seu bem-estar emocional
e implicação) e, por outro lado, o currículo High/Scope, que fornece linhas orientadoras que enquadram
o conteúdo das primeiras aprendizagens e do desenvolvimento de bebés e crianças pequenas através de
experiências-chave (Post & Hohmann, 2003). A proposta de instrumento resultou de um trabalho de
validação apoiado pela observação naturalista de grupos de creche, análise comparada de instrumentos
e modelos já existentes, consulta de especialistas e discussão em contexto de focus group.
Description
Keywords
Inexistente
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.184-198). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada