Publication
Testemunhas de bullying no ensino fundamental numa escola do nordeste brasileiro
dc.contributor.author | Carita, Ana | |
dc.contributor.author | Macedo, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-06-20T16:55:24Z | |
dc.date.available | 2017-06-20T16:55:24Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Potenciar intervenção educativa sustentada foi uma das motivaƧƵes da pesquisa, que tomou como foco o papel das testemunhas de bullying em contexto escolar: Podem elas ser consideradas aliados na prevenção do bullying? Definiramse como objetivos identificar os papĆ©is por elas adotados em situação e a sua posição relativa, bem como verificar a relação entre o papel e variĆ”veis de caracterização (idade, gĆ©nero, escolaridade, experiĆŖncia prĆ©via), clima escolar (tipo, frequĆŖncia e gravidade do bullying) experiĆŖncia da situação (tipo de bullying e emoƧƵes). Esperou-se que o clima escolar, se definido com elevada frequĆŖncia de bullying, ao potenciar habituação, comprometesse a ajuda Ć s vĆtimas (H1) e se reconhecido como danoso para estas gerasse empatia e ajuda Ć vĆtima (H2). Esperou-se, ainda, verificar relação positiva entre emoƧƵes como o medo e o prazer em observar e a nĆ£o ajuda Ć vĆtima (H3, H4). Participaram na pesquisa 240 estudantes da 6ĀŖ Ć 9ĀŖ sĆ©ries, de ambos os gĆ©neros, entre 11 e 16 anos, a maioria com experiĆŖncia direta e diversificada de bullying. Frequentavam uma escola localizada num bairro perifĆ©rico e problemĆ”tico de uma cidade do nordeste brasileiro. Os principais resultados mostram (i) igual distribuição nos papĆ©is observador e apoio Ć vĆtima e representação residual de apoio aberto ao agressor; (ii) nĆ£o confirmação das H1 e H2; (iii) verificação parcial das H3 e H4. Os resultados aconselham intervenƧƵes no continuum preventivo, multidimensionais (dimensƵes afetiva, moral, social e cĆvica), destinadas a toda a população estudantil e articuladas a aƧƵes interinstitucionais na escola toda e na e com a comunidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (20-37). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-33-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5551 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Testemunhas de bullying | pt_PT |
dc.subject | Papel | pt_PT |
dc.subject | EmoƧƵes | pt_PT |
dc.subject | Clima escola | pt_PT |
dc.title | Testemunhas de bullying no ensino fundamental numa escola do nordeste brasileiro | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 37 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 20 | pt_PT |
oaire.citation.title | Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |