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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Little is known about the perception of another
vehicle during self-motion. This situation occurs, for
instance, when a car’s driver approaches an intersection
with ongoing traffic. By graphic visual simulations, we
showed that the perception of the other car’s trajectory
relies both on global visual information, such as the
optical flow field, and on local visual information,
such as the optical motion of the moving object and
the relative optical motion between the moving object
and fixed elements in the environment. We also showed
that environmental factors (presence of a road sign,
level of realism of visual scenes), driving experience
(novice versus experienced drivers) and perceptual style
(field dependence versus field independence) contributed
to perceptual judgments.
RESUMO: Pouco se sabe actualmente sobre a percepção de um outro veiculo quando o sujeito está simultaneamente em movimento. Por exemplo, esta situação ocorre quando num cruzamento o condutor se confronta com outros veiculos em aproximação. Através de simulações grificas mostramos que a percepção da trajectória de outro veiculo depende quer da informação visual global, tal como a do campo de fluxo óptico, quer da informação visual local, tal como a do movimento óptico do outro veiculo e a do movimento optico relativo entre este e objectos fixos no ambiente. Mostramos também que os factores ambientais (presenqa de um sinal de trânsito, nivel de realismo das sequencias visuais), a experiencia de condução (condutores iniciados versus condutores experientes) e o estilo perceptivo (dependencia versus independhcia de campo) contribuem para as avaliações perceptivas.
RESUMO: Pouco se sabe actualmente sobre a percepção de um outro veiculo quando o sujeito está simultaneamente em movimento. Por exemplo, esta situação ocorre quando num cruzamento o condutor se confronta com outros veiculos em aproximação. Através de simulações grificas mostramos que a percepção da trajectória de outro veiculo depende quer da informação visual global, tal como a do campo de fluxo óptico, quer da informação visual local, tal como a do movimento óptico do outro veiculo e a do movimento optico relativo entre este e objectos fixos no ambiente. Mostramos também que os factores ambientais (presenqa de um sinal de trânsito, nivel de realismo das sequencias visuais), a experiencia de condução (condutores iniciados versus condutores experientes) e o estilo perceptivo (dependencia versus independhcia de campo) contribuem para as avaliações perceptivas.
Description
Keywords
Citation
Análise Psicológica, 13, 291-294
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada