Repository logo
 
Publication

Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar: processo de construção

dc.contributor.authorSolange Ester Koehler, Solange Ester
dc.contributor.authorMata, Lourdes
dc.date.accessioned2019-04-30T10:30:17Z
dc.date.available2019-04-30T10:30:17Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractA atuação profissional dos psicólogos a trabalhar em contexto escolar é marcada por desafios diversos como também por inúmeras possibilidades de atuação e do engajamento em múltiplas atividades. As fontes de eficácia são as responsáveis pela formação das crenças de autoeficácia, e ainda são pouco exploradas no domínio das profissões. Assim, o presente estudo teve por propósito descrever o processo de construção da Escala de Autoeficácia de Psicólogos em Contexto Escolar (EAPsi), instrumento de uso quantitativo, específico para esses profissionais. Esse estudo tem como referência a Teoria Social Cognitiva de Bandura, onde a autoeficácia (AE) é a confiança na capacidade pessoal para organizar e executar certos cursos de ação de modo a estimar a probabilidade de alcançar um determinado objetivo. O processo de construção foi iniciado pela revisão teórica, construção dos itens para após passar por análise de especialistas e verificação da estrutura. A escala foi construída de raiz com 35 itens distribuídos disformemente em seis dimensões. A amostra, do estudo piloto, foi composta por 25 psicólogos sendo 88% do gênero feminino, 52% trabalham em instituições públicas, sendo que 40% atuam na educação infantil e no ensino fundamental. Observou-se que a escala apresenta problemas de distribuição das respostas para alguns itens apesar de revelar valor de alfa de .92. Constata-se a necessidade de alargamento das possibilidades de respostas como também o aprimoramento na semântica das afirmações dos itens. Conclui-se que a EAPsi demonstrou ser um instrumento promissor, necessitando ser administrada a uma amostra alargada para confir - mação das dimensões que concetualmente sustentaram a elaboração dos itens.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (261-276). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7018
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEscalapt_PT
dc.subjectautoeficáciapt_PT
dc.subjectPsicólogo em contexto escolarpt_PT
dc.titleEscala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar: processo de construçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage276pt_PT
oaire.citation.startPage261pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
person.familyNameMata
person.givenNameLourdes
person.identifier.ciencia-idF814-F2AA-F37F
person.identifier.orcid0000-0001-8645-246X
person.identifier.scopus-author-id38862217100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication30f9d003-711c-4147-ba21-d8cb6303f85c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery30f9d003-711c-4147-ba21-d8cb6303f85c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 261-276.pdf
Size:
137.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: