Publication
Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar: processo de construção
dc.contributor.author | Solange Ester Koehler, Solange Ester | |
dc.contributor.author | Mata, Lourdes | |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T10:30:17Z | |
dc.date.available | 2019-04-30T10:30:17Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | A atuação profissional dos psicólogos a trabalhar em contexto escolar é marcada por desafios diversos como também por inúmeras possibilidades de atuação e do engajamento em múltiplas atividades. As fontes de eficácia são as responsáveis pela formação das crenças de autoeficácia, e ainda são pouco exploradas no domínio das profissões. Assim, o presente estudo teve por propósito descrever o processo de construção da Escala de Autoeficácia de Psicólogos em Contexto Escolar (EAPsi), instrumento de uso quantitativo, específico para esses profissionais. Esse estudo tem como referência a Teoria Social Cognitiva de Bandura, onde a autoeficácia (AE) é a confiança na capacidade pessoal para organizar e executar certos cursos de ação de modo a estimar a probabilidade de alcançar um determinado objetivo. O processo de construção foi iniciado pela revisão teórica, construção dos itens para após passar por análise de especialistas e verificação da estrutura. A escala foi construída de raiz com 35 itens distribuídos disformemente em seis dimensões. A amostra, do estudo piloto, foi composta por 25 psicólogos sendo 88% do gênero feminino, 52% trabalham em instituições públicas, sendo que 40% atuam na educação infantil e no ensino fundamental. Observou-se que a escala apresenta problemas de distribuição das respostas para alguns itens apesar de revelar valor de alfa de .92. Constata-se a necessidade de alargamento das possibilidades de respostas como também o aprimoramento na semântica das afirmações dos itens. Conclui-se que a EAPsi demonstrou ser um instrumento promissor, necessitando ser administrada a uma amostra alargada para confir - mação das dimensões que concetualmente sustentaram a elaboração dos itens. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (261-276). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7018 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escala | pt_PT |
dc.subject | autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | Psicólogo em contexto escolar | pt_PT |
dc.title | Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar: processo de construção | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 276 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 261 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
person.familyName | Mata | |
person.givenName | Lourdes | |
person.identifier.ciencia-id | F814-F2AA-F37F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8645-246X | |
person.identifier.scopus-author-id | 38862217100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 30f9d003-711c-4147-ba21-d8cb6303f85c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 30f9d003-711c-4147-ba21-d8cb6303f85c |