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Authors
Mata, Lourdes
Advisor(s)
Abstract(s)
A atuação profissional dos psicólogos a trabalhar em contexto escolar
é marcada por desafios diversos como também por inúmeras possibilidades de
atuação e do engajamento em múltiplas atividades. As fontes de eficácia são as
responsáveis pela formação das crenças de autoeficácia, e ainda são pouco
exploradas no domínio das profissões. Assim, o presente estudo teve por
propósito descrever o processo de construção da Escala de Autoeficácia de
Psicólogos em Contexto Escolar (EAPsi), instrumento de uso quantitativo,
específico para esses profissionais. Esse estudo tem como referência a Teoria
Social Cognitiva de Bandura, onde a autoeficácia (AE) é a confiança na
capacidade pessoal para organizar e executar certos cursos de ação de modo a
estimar a probabilidade de alcançar um determinado objetivo. O processo de
construção foi iniciado pela revisão teórica, construção dos itens para após
passar por análise de especialistas e verificação da estrutura. A escala foi
construída de raiz com 35 itens distribuídos disformemente em seis dimensões.
A amostra, do estudo piloto, foi composta por 25 psicólogos sendo 88% do
gênero feminino, 52% trabalham em instituições públicas, sendo que 40%
atuam na educação infantil e no ensino fundamental. Observou-se que a escala
apresenta problemas de distribuição das respostas para alguns itens apesar de
revelar valor de alfa de .92. Constata-se a necessidade de alargamento das
possibilidades de respostas como também o aprimoramento na semântica das
afirmações dos itens. Conclui-se que a EAPsi demonstrou ser um instrumento
promissor, necessitando ser administrada a uma amostra alargada para confir -
mação das dimensões que concetualmente sustentaram a elaboração dos itens.
Description
Keywords
Escala autoeficácia Psicólogo em contexto escolar
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (261-276). Lisboa: Edições ISPA.