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ConsequĂȘncias dos maus-tratos infantis no vivido emocional de uma jovem institucionalizada: um estudo de caso

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Abstract(s)

Enquadramento: A institucionalização Ă© uma realidade social vivida por muitas crianças e jovens, designadamente, por serem vĂ­timas de maus-tratos por parte dos cuidadores. Apesar de existirem diversos estudos que abordam a promoção e proteção de crianças e jovens contra os maus-tratos infantis, hĂĄ pouca informação sobre as consequĂȘncias, no desenvolvimento emocional de jovens, institucionalizados por sofrerem de maus-tratos. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo aprofundar o impacto da institucionalização no vivido emocional de uma jovem, que sofreu uma experiĂȘncia de maus-tratos na infĂąncia. MĂ©todo: Realizar um estudo de caso de natureza qualitativa Ă  luz da teoria psicanalĂ­tica, com uma jovem institucionalizada que sofreu de maus-tratos na sua infĂąncia. A avaliação serĂĄ feita a partir de oito sessĂ”es de acompanhamento psicolĂłgico com base na entrevista psicanalĂ­tica e na observação da jovem no contexto de acolhimento. Resultados: A partir da anĂĄlise psicanalĂ­tica detalhada e dos princĂ­pios teĂłricos, evidencia-se que a jovem poderĂĄ ter desenvolvido um vivido emocional desajustado, com fortes carĂȘncias afetivas, resultante dos maus-tratos de que foi vĂ­tima na infĂąncia, nĂŁo estando, apĂłs institucionalização, a ter uma evolução benĂ©fica no seu desenvolvimento emocional.
Framework: Institutionalization is a social reality lived by many children, namely when they are abused victims of their caregivers. Notwithstanding the fact there are several studies approaching the importance of promoting children’s protection against child abuses, there is lack of information regarding consequences on the emotional development of institutionalized children who suffered abuses. Objective: The following study aims the analysis of the institutionalization impact on a child’s emotional development who suffered abuses. Method: Accomplish a qualitative case study, based on the psychoanalytic theory, with an institutionalized teenager that suffered child abuses. The evaluation will be done by performing eight sessions of psychological support based on a psychoanalytic interview and on the child’s daily observation living in the foster home. Results: From a detailed psychoanalytic analysis and theoretical principles it will be cleared that the young girl might have acquired a maladjusted emotional development with strong affective needs resulting from child abuses and might not have a benefic evolution of her emotional development after her institutionalization.

Description

Dissertação de Mestrado rapresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Vivido emocional Maus-tratos infantis Institucionalização Emotional development Child abuse Institutionalization

Pedagogical Context

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