Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
900.48 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O principal objectivo deste trabalho é estudar o
modo como os jovens portugueses fazem as suas escolhas
vocacionais. Para tal, procedeu-se a um estudo
longitudinal, entre 1984/85 e 1990191, utilizando duas
coortes. Todos os jovens responderam, anualmente, a
um questionário. Além disso, 100 jovens que frequentavam
o 9P ano de escolaridade ou que o frequentariam
caso não tivessem abandonado os estudos, foram
escolhidos para serem entrevistados. Este estudo
pretende determinar os factores mais relevantes nas
escolhas vocacionais que os jovens fazem e relacioná-
-las com o insucesso escolar. Considerando a escolha
vocacional um processo que decorre ao longo do
tempo, procurámos acompanhá-lo e, assim, compreender
melhor os mecanismos em jogo e os pontos
mais determinantes em termos de decisão. Nesta comunicação
apresentaremos uma primeira análise dos
resultados, tendo em conta os estudos quantitativos
e qualitativos efectuados. Pensamos que a discussão
alargada dos resultados obtídos poderá ser útil para
todos os que trabalham no domínio da Psicologia
Educacional e da Orientação Vocacional e que pretendem
implementar uma colaboração mais eficiente
entre a Psicologia e a Educação. ------ ABSTRACT ------ The main goal of this research is to study the way
portuguese teenagers do their vocational choices. So,
we were doing a longitudinal work between 1984/85
and 1990/91, using two cohortes. A11 the teenagers
answered to an anual questionnaire. One hundred of
them were also chosen to do an intervim when they
were supposed to be in the 9th grade. This study
wants to determinate the main criteria in the vocationa1
choices teenagers do and to relate them with the
school achievement. Considering the vocational choice
as a process that occurs in a certain time we tried
to follow it and to understand better the mecanisms
that played an important role. We also tried to find
out the most relevant points in terms of decision.
In this paper we will show a first anaiysis of the
quantitative and qualitative data.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 10 (4), 489-498
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada