Publication
Brincar, por que não lá fora?
authorProfile.affiliation | cata92_santos@hotmail.com | |
authorProfile.affiliation | cata92_santos@hotmail.com | |
authorProfile.affiliation | cata92_santos@hotmail.com | |
datacite.subject.fos | Humanidades::Outras Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gerardo, Maria Isabel | |
dc.contributor.author | Santos, Catarina Freire Fernandes Dos | |
dc.date.accessioned | 2017-12-21T15:51:46Z | |
dc.date.available | 2017-12-21T15:51:46Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA - Instituto Superior em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como objetivo compreender e valorizar a importância da criança brincar no espaço exterior. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade, motricidade e autonomia da criança e ainda para o desenvolvimento das suas relações com as outras crianças. O facto de poderem brincar também no exterior proporciona importantes experiências de comunhão entre a natureza humana e o próprio meio ambiente. O conceito de educar e as suas metodologias têm sofrido muitas alterações ao longo dos tempos, adequando-se e desenvolvendo-se em função de muitos fatores sendo o meio ambiente disponível uma condicionante de peso. A oportunidade de as crianças brincarem num espaço exterior remete-nos para a maioria das nossas atuais cidades com poucos espaços verdes realçando que uma escola sem recreio exterior é muito diferente de uma outra que o tenha. A qualidade de um recreio ao ar livre seguro e estimulante é cada vez mais importante porque as rotinas de vida, inclusive as das crianças, são restritivas e sedentárias e cada vez mais, nas cidades, é difícil manter um espaço exterior que seja seguro e adequado. O espaço exterior desperta e desafia a criatividade, estimula a curiosidade, promove a autonomia e a motricidade das crianças. Deve ser articulado com o papel fulcral que o educador tem no processo de aprendizagem das crianças de maneira a potenciar as condições adequadas para o processo educativo. O presente relatório pretende relatar a prática pedagógica num Jardim-de-Infância onde os momentos de brincadeira no espaço exterior são privilegiados com base nas observações e na intervenção realizada. | |
dc.identifier.tid | 201751682 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6031 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Meio ambiente | pt_PT |
dc.subject | Exterior | pt_PT |
dc.subject | Play | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Outdoors | pt_PT |
dc.subject | Child | pt_PT |
dc.subject | Environment | pt_PT |
dc.title | Brincar, por que não lá fora? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar | pt_PT |