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Brincar, por que não lá fora?

authorProfile.affiliationcata92_santos@hotmail.com
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datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorGerardo, Maria Isabel
dc.contributor.authorSantos, Catarina Freire Fernandes Dos
dc.date.accessioned2017-12-21T15:51:46Z
dc.date.available2017-12-21T15:51:46Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA - Instituto Superior em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo compreender e valorizar a importância da criança brincar no espaço exterior. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade, motricidade e autonomia da criança e ainda para o desenvolvimento das suas relações com as outras crianças. O facto de poderem brincar também no exterior proporciona importantes experiências de comunhão entre a natureza humana e o próprio meio ambiente. O conceito de educar e as suas metodologias têm sofrido muitas alterações ao longo dos tempos, adequando-se e desenvolvendo-se em função de muitos fatores sendo o meio ambiente disponível uma condicionante de peso. A oportunidade de as crianças brincarem num espaço exterior remete-nos para a maioria das nossas atuais cidades com poucos espaços verdes realçando que uma escola sem recreio exterior é muito diferente de uma outra que o tenha. A qualidade de um recreio ao ar livre seguro e estimulante é cada vez mais importante porque as rotinas de vida, inclusive as das crianças, são restritivas e sedentárias e cada vez mais, nas cidades, é difícil manter um espaço exterior que seja seguro e adequado. O espaço exterior desperta e desafia a criatividade, estimula a curiosidade, promove a autonomia e a motricidade das crianças. Deve ser articulado com o papel fulcral que o educador tem no processo de aprendizagem das crianças de maneira a potenciar as condições adequadas para o processo educativo. O presente relatório pretende relatar a prática pedagógica num Jardim-de-Infância onde os momentos de brincadeira no espaço exterior são privilegiados com base nas observações e na intervenção realizada.
dc.identifier.tid201751682pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6031
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectMeio ambientept_PT
dc.subjectExteriorpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectOutdoorspt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectEnvironmentpt_PT
dc.titleBrincar, por que não lá fora?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT

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