Repository logo
 
Publication

Segurança dos modelos internos de vinculação, reminiscência pais-criança e o conhecimento emocional das crianças em idade do pré-escolar

dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorRebelo, Ana Sofia Garcia
dc.date.accessioned2015-07-27T16:00:41Z
dc.date.available2015-07-27T16:00:41Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.descriptionTese de Doutoramento apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
dc.description.abstractO objectivo deste estudo foi verificar se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e o Teste do Conhecimento das Emoções. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo influência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional.por
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aims to clarify the relation between attachment representations and emotional knowledge in preschool children. 176 children from Lisbon participated in the study, they were between 3 and 5 years of age. Quality of attachment representations was assessed with the security scale of Attachment Story Completion Task and emotional knowledge was assessed with the portuguese adaptation of Affect Knowledge Test. Our results suggest that children with secure internal working models show more emotional knowledge. No differences were found regarding verbal ability. These findings suggest that children with secure internal working models experience warmer relationships with their caregivers, sharing and discussing emotional experiences in an open and supported way, allowing for a greater emotional knowledge.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
dc.identifier.tid101314167
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3874
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
dc.relationRELAÇÃO DE VINCULAÇÃO, REPRESENTAÇÕES INTERNAS, COMUNICAÇÃO E EMOÇÕES
dc.subjectSegurança da vinculaçãopor
dc.subjectModelos internos dinâmicospor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectConhecimento emocionalpor
dc.subjectIdade pré-escolarpor
dc.subjectAttachment securitypor
dc.subjectInternal working modelspor
dc.subjectEmotionspor
dc.subjectEmotional knowledgepor
dc.subjectPreschool agepor
dc.titleSegurança dos modelos internos de vinculação, reminiscência pais-criança e o conhecimento emocional das crianças em idade do pré-escolarpor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleRELAÇÃO DE VINCULAÇÃO, REPRESENTAÇÕES INTERNAS, COMUNICAÇÃO E EMOÇÕES
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F48802%2F2008/PT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
relation.isProjectOfPublication79ba7e73-eeee-437b-ac8f-fb03197bf4bd
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery79ba7e73-eeee-437b-ac8f-fb03197bf4bd
thesis.degree.disciplinePsicologia do Desenvolvimentopor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TES REBE 1.pdf
Size:
1018.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: