Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
740.41 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação constitui a ferramenta através da qual negociamos quem somos num mundo em
constante mudança. É através da comunicação que o adulto estabelece relações que lhe permitem
desempenhar os papéis de si esperados e é também através dela que se torna um ser único, social e
culturalmente participante.
Quem somos é construido através da transformação da nossa participação nas experiências com os outros
em contextos de vida reais, estando dependente de que essas experiências nos criem crises pessoais que
precisemos de ultrapassar. Podemos inferir que a perda da competência comunicativa na idade adulta, terá
um grande impacto na participação da pessoa e poderá tornar-se por isso potencializadora de
transformação.
Quando a competência comunicativa é alterada, por incapacidade das estruturas ou funções do corpo (e.g.
a afasia após Acidente Vascular Cerebral), põe em causa duas das premissas que influenciam a
aprendizagem do adulto: para transformar o indivíduo necessita de participar no seu meio e para
participar deverá ser competente no uso de comunicação. Esta realidade trará consequências graves na
construção do “eu” competente e comunicador e influenciará o fazer sentido da nova condição de saúde.
Nesta perspectiva, torna-se impreterível perceber como é que o indivíduo e o meio se poderão empenhar e
ajustar a esta mudança. O objectivo desta reflexão fundamentada na prática é propor um mapa conceptual
que explora e relaciona os factores ambientais que podem constituir barreiras ou facilitadores à
aprendizagem experiencial e transformativa do indivíduo.
Description
Keywords
Comunicação Aprendizagem Factores ambientais
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (168-183). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário