Repository logo
 
Publication

Colaboração entre professores e auto-eficácia docente: Que relações?

dc.contributor.authorSilva, José Maria Castro
dc.contributor.authorSilva, Manuela Santos Marques da
dc.date.accessioned2016-01-15T20:44:42Z
dc.date.available2016-01-15T20:44:42Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste artigo reporta os principais resultados de uma investigação que teve por objetivo estudar a influência da autoeficácia docente sobre a colaboração entre professores. O estudo envolveu 82 professores de escolas dos 2º e 3º ciclos de Portugal continental. O instrumento utilizado é constituído por três escalas. A primeira escala identifica as práticas de colaboração implementadas pelos professores, a segunda mede os interesses por colaboração e a última escala avalia as crenças de autoeficácia docente. Os principais resultados sugerem que os professores que se autopercecionam como mais eficientes estão mais disponíveis para colaborar, tendo-se verificado uma correlação entre níveis de autoeficácia docente mais elevados e o interesse dos professores em colaborar. A par da recetividade à colaboração, foi detetada uma associação entre a perceção da autoeficácia docente e o envolvimento dos professores em práticas de colaboração, concluindo-se sobre a tendência do envolvimento com práticas colaborativas aumentar junto dos docentes cuja autoavaliação da sua eficácia docente é mais elevada.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This paper reports the main results of an investigation that aimed to study the influence of teacher self-efficacy on collaboration between teachers. The study involved 82 teachers from schools in the 2nd and 3rd cycles from the Portuguese mainland. The instrument consists of three scales. The first aims to identify the collaboration practices, the second measures the receptivity to collaboration, and the third and last scale assesses teacher self-efficacy. The main results suggest that teachers who perceive themselves as more efficient are more willing to cooperate, as it was found a correlation between higher levels of teacher self-efficacy and teachers’ receptivity to collaborate. Along with the receptivity to collaboration, an association was detected between teacher’s self-efficacy and their involvement in collaborative practices. This leads to the conclusion that the higher the self-assessment of their teaching effectiveness, the higher their involvement with collaborative practices.pt_PT
dc.description.abstractRESUME : Cet article présente les principaux résultats d'une enquête qui avait pour objectif d'étudier l'influence de l’auto perception des enseignants sur leur efficacité en la collaboration entre les enseignants. L'étude a impliqué 82 enseignants des écoles des 2ème et 3ème cycles du Portugal continental. L'instrument se compose de trois échelles. La première identifie les pratiques 108 José Castro Silva & Manuela Marques Silva de collaboration, la seconde a pour but mesurer les intérêts pour la collaboration et la dernière échelle évalue auto-efficacité des enseignants. Les principaux résultats suggèrent que les enseignants qui se perçoivent comme plus efficace sont plus disponibles à coopérer, et on a trouvé une corrélation entre des niveaux plus élevés d’auto-efficacité et l'intérêt des enseignants à collaborer. En plus de la réceptivité pour la collaboration, une association a été détectée entre auto-efficacité et l'implication des enseignants dans les pratiques de collaboration, concluant sur la tendance d’augmenter la participation en pratiques de collaboration entre les enseignants dont l'autoévaluation de leur efficacité de l'enseignement est plus élevé.pt_PT
dc.identifier.citationRevista Portuguesa de Educação, 28(2), 87-109.pt_PT
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4279
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIEd - Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectColaboração entre professorespt_PT
dc.subjectAutoeficácia docentept_PT
dc.subjectPráticas de colaboraçãopt_PT
dc.subjectInteresse por colaboraçãopt_PT
dc.subjectCollaboration between teacherspt_PT
dc.subjectTeacher’s self-efficacy beliefspt_PT
dc.subjectCollaboration practicespt_PT
dc.subjectReceptivity to collaborationpt_PT
dc.subjectCollaboration entre professeurspt_PT
dc.subjectAuto-efficacité des enseignantspt_PT
dc.subjectPratiques de collaborationpt_PT
dc.subjectIntérêts pour la collaborationpt_PT
dc.titleColaboração entre professores e auto-eficácia docente: Que relações?pt_PT
dc.title.alternativeRelationships between teacher collaboration and teachers' Self-efficacy beliefspt_PT
dc.title.alternativeRelations entre la collaboration et les perceptions d’auto efficacité Des enseignantspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBRAGApt_PT
oaire.citation.endPage109pt_PT
oaire.citation.issue28pt_PT
oaire.citation.startPage87pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameCastro Silva
person.givenNameJosé
person.identifier2303113
person.identifier.ciencia-id8C1F-EBA8-760A
person.identifier.orcid0000-0002-0209-3728
person.identifier.scopus-author-id57200236950
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication456b0a0f-e338-4fc0-8de7-d6d691ca9df0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery456b0a0f-e338-4fc0-8de7-d6d691ca9df0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RPE.28(2),87.pdf
Size:
2.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: