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Abstract(s)
Abstract: The Child Problematic Traits Inventory (CPTI) is a teacher-reported instrument to assess psychopathic personality traits in 3 to 6-year-old children (M=4.78, SD=.60). This is the first study to test the reliability and validity of this instrument within a Portuguese sample of 264 children aged between 3 to 6 years (43.2% female). Cronbach alpha values greater than .80 were observed for all CPTI scale scores. Regarding the criterion validity, CPTI total and its three dimensions were significantly correlated with an alternative measure of impulsiveness. The CPTI items loaded differently on the three theoretically proposed factors: (1) Interpersonal/Grandiose-Deceitful, (2) Affective/Callous-Unemotional, and (3) Behavioral/Impulsive-Need for Stimulation. The Total CPTI and the three dimensions of CPTI were significantly correlated with the alternative measure of Impulsiveness – CBQ Impulsivity subscale (r=.37Total; .29Interpersonal; .26Affective; .45Behavioral). In conclusion, our findings suggest that the CPTI is a psychometrically sound measure to assess psychopathic personality traits in a sample of community-residing Portuguese children.
Resumo: O Child Problematic Traits Inventory (CPTI) é um instrumento de avaliação de traços psicopáticos em crianças dos 3 aos 6 anos, reportado pelo professor (M=4.78, DP=.60). Este é o primeiro estudo a testar a fiabilidade e validade deste instrumento numa amostra portuguesa de 264 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (43,2% do sexo feminino). Foram observados valores de alfa de Cronbach superiores a .80 para todas as pontuações da escala CPTI. Relativamente à validade de critério, o CPTI total e as suas três dimensões mostraram-se correlacionados significativamente com uma medida alternativa de impulsividade. Os itens do CPTI saturaram de forma diferente nos três fatores propostos teoricamente: (1) Interpessoal/Grandioso-Dissimulado, (2) Afetivo/Frieza-Insensibilidade Emocional, e (3) Comportamental/Impulsivo-Necessidade de Estimulação. O CPTI Total e as três dimensões do CPTI foram significativamente correlacionados com a medida alternativa de Impulsividade – subescala de Impulsividade do CBQ (r=.37Total; .29Interpessoal; .26Afetivo; .45Comportamental). Os resultados sugerem que o CPTI é uma medida psicometricamente sólida para avaliar traços psicopáticos em amostras comunitárias de crianças portuguesas.
Resumo: O Child Problematic Traits Inventory (CPTI) é um instrumento de avaliação de traços psicopáticos em crianças dos 3 aos 6 anos, reportado pelo professor (M=4.78, DP=.60). Este é o primeiro estudo a testar a fiabilidade e validade deste instrumento numa amostra portuguesa de 264 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (43,2% do sexo feminino). Foram observados valores de alfa de Cronbach superiores a .80 para todas as pontuações da escala CPTI. Relativamente à validade de critério, o CPTI total e as suas três dimensões mostraram-se correlacionados significativamente com uma medida alternativa de impulsividade. Os itens do CPTI saturaram de forma diferente nos três fatores propostos teoricamente: (1) Interpessoal/Grandioso-Dissimulado, (2) Afetivo/Frieza-Insensibilidade Emocional, e (3) Comportamental/Impulsivo-Necessidade de Estimulação. O CPTI Total e as três dimensões do CPTI foram significativamente correlacionados com a medida alternativa de Impulsividade – subescala de Impulsividade do CBQ (r=.37Total; .29Interpessoal; .26Afetivo; .45Comportamental). Os resultados sugerem que o CPTI é uma medida psicometricamente sólida para avaliar traços psicopáticos em amostras comunitárias de crianças portuguesas.
Description
Keywords
Child Problematic Traits Inventory Childhood Psychopathy Conduct disorders, Callous-unemotional Behavior problems Aggression Inventário de Traços Problemáticos em Crianças Infância Psicopatia Perturbações de comportamento Traços calosos Problemas de comportamento Agressão
Citation
Barroso, R., Azevedo, R., & Costa, R.. (2023). Psychometric properties of the Child Problematic Traits Inventory in Portuguese children. Análise Psicológica, 41(2), 221-233. https://doi.org/10.14417/ap.1995
Publisher
Edições ISPA