Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação da valência e familiaridade de 270 nomes comuns e adjectivos da língua portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LP_7_3-19.pdf87.22 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo apresenta a avaliação de uma lista de 270 nomes e adjectivos comuns na língua portuguesa relativamente a familiaridade e valência feita por uma amostra composta por 183 alunos do ensino superior. O objectivo deste estudo foi recolher dados de valência e familiaridade para palavras. Cada palavra foi avaliada por uma sub-amostra constituída por um número de participantes que variava entre 79 (mínimo) e 89 (máximo). As dimensões foram avaliadas através da utilização de escalas de 7 pontos ancoradas em ‘Muito Desagradável/Muito Agradável’, no caso da valência, e ‘Nada Familiar/ /Muito Familiar’, no caso da familiaridade. As médias, os intervalos de confiança e os desvios-padrão são apresentados em tabelas ordenadas de acordo com as dimensões valência e familiaridade.
ABSTRACT: This study presents the evaluation of a list of 270 Portuguese common names and adjectives in concerning familiarity and valence as assessed by a sample of 183 undergraduates. The aim of this study was to collect data on words’ valence and familiarity. Each word was assessed by a sub-sample composed of a number of participants that varied from 79 (minimum) to 89 (maximum). The dimensions were evaluated using 7-point scales anchored in ‘Very Unpleasant/Very Pleasant’, in the case of valence, and ‘Nothing Familiar/Very Familiar’, in the case of familiarity. The means, the confidence intervals and standard deviations are presented in tables ordered accordingly with the valence and familiarity dimensions.

Description

Keywords

Língua portuguesa Normas de familiaridade Normas de valência Familiarity norms Portuguese language Valence norms

Citation

Laboratório de Psicologia, 7, 3-19

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License