Publication
Aspetos afetivos e regulatórios durante o processo de estudo de estudantes do ensino superior
dc.contributor.author | Leal, Fátima | |
dc.contributor.author | Grácio, Luísa | |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T11:28:53Z | |
dc.date.available | 2019-04-26T11:28:53Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | A universidade exige que os estudantes desenvolvam e utilizem estraté - gias de estudo e de aprendizagem mais profundas e profícuas do que nos níveis de ensino anteriores (Almeida, Araújo, & Martins, 2016). Durante o processo de estudo e de aprendizagem emergem emoções académicas (Pekrun, 2014) e afeto que interferem significativamente com a prestação dos estudantes. Identificar aspetos afetivos e de regulação emocional durante o estudo revela-se importante para maximizar a aprendizagem (quer aumentando o afeto positivo potenciador da aprendizagem quer diminuindo o afeto negativo de forma a não prejudicar o estudo e a aprendizagem dos estudantes). Esta investigação qualitativa teve por objetivo conhecer o que os estudantes de ensino superior sentem enquanto estudam e quais as estratégias regulatórias que utilizam para lidar com essas experiências emocionais. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas a 48 estudantes e tratados através de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que as experiências afetivas dos estudantes se caracterizam por variabilidade emocional e diferenciação em termos de presença/ ausência de gosto, vivência de dificuldade e regulação afetiva. Conclui-se que apesar dos estudantes mobilizarem estratégias emergem poucas estratégias de regulação emocional para lidarem com o muito que sentem enquanto estudam. Propostas de intervenção são deixadas nas conclusões deste trabalho. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (xxx-xxx). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7000 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estudo | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Emoções académicas | pt_PT |
dc.subject | Regulação emocional | pt_PT |
dc.title | Aspetos afetivos e regulatórios durante o processo de estudo de estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 104 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 75 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |