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O sonho de uma nova família - A Adopção como via para o pleno desenvolvimento da criança

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Abstract(s)

As crianças inseridas no sistema de adopção continuam a apresentar, na sua maioria um historial de vivência em ambientes instáveis, precários, negligentes e/ou abusivos, que restringem as possibilidades de desenvolvimento de vinculações seguras e favorecem problemas de conduta. Assim, a adopção surge como resposta interventiva a este dilema social, de modo a colmatar lacunas nas áreas de desenvolvimento da criança e a garantir um lar acolhedor e afectuoso, promotor de vinculações seguras e estáveis. O presente estudo pretende analisar as diferenças nas representações de vinculação e problemas de comportamento associados em crianças adoptadas comparativamente a crianças residentes desde sempre com as famílias de origem. Numa amostra de 28 crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar, sendo 43% do sexo feminino, com idades compreendidas entre 38 e os 75 meses de idade, podemos encontrar dois grupos: 10 crianças em meio familiar adoptivo e 18 crianças em meio familiar de vida. Para a avaliação das representações de vinculação, recorreu-se à aplicação do Attachment Story Completion Task (ASCT), enquanto para avaliação dos problemas e aspectos comportamentais, usou-se o Child Behaviour Checklist (CBCL) direccionado aos pais. Os resultados indicam que não existem diferenças significativas entre as crianças adoptadas e os pares não-adoptados, ao nível da segurança das representações de vinculação e dos problemas de comportamento associados, do tipo internalizante e do tipo externalizante. Conclui-se que ambos os contextos de proveniência das crianças promovem um desenvolvimento emocional, comportamental e vinculativo favorável e semelhante nas suas dimensões, realçando-se assim a eficácia do processo de adopção.
ABSTRACT: Children in adoption system are still showing, in their majority, a history of living in unstable, precarious, negligent and/or abusive environments, which restricts the possibilities of developing safe connections and favors behavior problems. Therefore, the adoption emerge as a way of intervention to this social dilemma, so it can fill the blanks in the areas related with the children’s development and to insure a nurturing and welcoming home, who will promote safe and stable attachments. This study intends to analyze the differences in attachment representations and associated behaviour problems in adopted children in comparison with children who have always lived with their original families. From a sample of 28 children ranging from pre-school to school ages, 43% of female gender, aged 38-75 months, we find 2 groups: 10 children in adoptive families and 18 children in original families. For the assessment of the attachment representations was applied the Attachment Story Completion Task (ASCT) and for the assessment of behavior aspects and problems was used the Child Behavior Checklist (CBCL) for parents. Results show that are no significant differences between adopted children and their non-adopted peers, on security of attachment representations and on related behavior problems, of internalizing type and externalizing type. Hence, it is concluded that both contexts of the children’s origin promote a favorable and similar emotional, behavioral and relational development in assessed dimensions, emphasizing therefore the effectiveness of the adoption process.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Problemas de comportamento Adopção Vinculação Behavior problems Foster care Attachment

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