Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Mostra o que vales e dá asas ao teu sonho: A influência do grit, locus de controlo e autorregulação na performance dos cadetes da academia da força aérea

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20958-RA.pdf3.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo pretende analisar a relação do Grit, Locus de Controlo e Autorregulação com a Performance dos cadetes, bem como o efeito moderador dos Traços de Personalidade nestas relações. Com essa finalidade hipotetizou-se: (1) o Grit apresenta uma relação positiva com a Performance; (2) o Locus de Controlo Interno exerce um efeito positivo nos níveis de Performance, contrariamente ao Locus de Controlo Externo; (3) a Autorregulação apresenta uma relação positiva com a Performance; (4) os alunos de 5ºano têm maiores níveis de Grit, Locus de Controlo e Autorregulação do que os alunos do 1º ano; (5) os Traços de Personalidade moderam a relação entre as variáveis Grit, Locus de Controlo e Autorregulação com a variável Performance. A amostra é constituída por 95 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos. Para avaliar cada uma das variáveis foram utilizadas a Grit-S - Short Grit Scale (Duckworth, Peterson, Matthews & Kelly, 2007), a BEEGC-20 - Bateria de Escalas de Expectativas Generalizadas de Controlo (Palenzuela, Prieto, Barros & Almeida, 1997), a MAI - Metacognitive Awareness Inventory (Schraw & Dennison, 1994) e o BFI-10 - Big Five Inventory - 10 Item Short Version (Rammstedt & John, 2007). Quanto aos resultados, apenas foi sustentada parcialmente a hipótese 4, revelando os alunos do 5ª ano níveis mais elevados de autorregulação do que os alunos do 1º ano. Por fim, foram discutidas as limitações consideradas na presente investigação e foram realizadas sugestões para estudos futuros.
The present study aims to analyze the relationship of Grit, Locus of Control and Self-Regulation with the Performance of the cadets, as well as explore the moderation effect of Personality Traits in these relations. With this purpose we hypothesized: (1) Grit shows a positive relation with Performance; (2) the Internal Control Locus has a positive effect on Performance levels, unlike the External Control Locus; (3) Self-Regulation shows a positive relationship with Performance; (4) 5th grade students have higher levels of Grit, Locus of Control and Self-Regulation than 1st year students; (5) the Personality Traits moderates the relationship between Grit, Control Locus and Self-Regulation with the Performance. The study sample analysed 95 participants aged between 18 and 29 years old. In order to evaluate each of the variables, we used the Grit-S - Short Grit Scale (Duckworth, Peterson, Matthews & Kelly, 2007), BEEGC-20 - Generalized Expectations Scale Battery (Palenzuela, Prieto, Barros & Almeida, 1997), the MAI - Metacognitive Awareness Inventory (Schraw & Dennison, 1994) and the BFI-10 - Big Five Inventory - 10 Item Short Version (Rammstedt & John, 2007). The results demonstrate that only hypothesis 4 was partially supported, revealing the 5th year students higher levels of self-regulation than the 1st year students. The study’s limitations were debated also as suggestions for future studies in the end of the dissertation.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA-Instituto Universitário na área da Psicologia Organizacional

Keywords

Grit Locus de controlo Autorregulação Traços de personalidade Performance Locus of control Self-regulation Personality traits Performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue