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A afetividade da relação pedagógica na gestão de comportamentos em contexto de jardim de infância
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Mata, Lourdes | |
| dc.contributor.author | Lacerda, Maria Magalhães Ramalho de Andrade e Sousa Pereira de | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T15:18:39Z | |
| dc.date.available | 2025-11-26T15:18:39Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-03 | |
| dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar | |
| dc.description.abstract | This investigation focuses on a reflection on affectivity in the pedagogical relationship and its role in behavior management in educational contexts, addressing the role of the early childhood educator in this process. The study was conducted within the framework of supervised practice in a kindergarten classroom, with a group composed of 25 children. The study addresses three guiding questions: (i) how can the educator create affective and trusting relationships with children; (ii) what strategies can the educator implement to promote group cohesion, participation, and affective relationships in order to prevent situations of indiscipline; (iii) what strategies can the educator use to deal with disruptive behaviors? A qualitative methodology was employed, using techniques such as observation and data collection instruments, including field notes and an interview conducted with the classroom educator. The results showed the importance of the educator's competence in emotionally self-regulating in order to support the child in developing the same competencies and in solving behavioral problems, and having embedded in their practice the appropriate strategies to deal with challenges that may arise. In this regard, the need for continuous reflection by the educator is also highlighted, as well as training, so that they have intentionality in their educational practice, supported by what research presents to us as strategies that promote the child's best development. Empathy also proves to be fundamental as a means to better understand the origin of the child's behaviors and thus be able to adapt strategies to their affective needs. Finally, the study demonstrates that behavior management is more effective when the educator invests in promoting participation, group autonomy, and affective relationships among children, which in turn promote emotional, social, and behavioral self-regulation competencies. Keywords: | eng |
| dc.description.abstract | Esta investigação assenta numa reflexão sobre a afetividade na relação pedagógica e o seu papel na gestão de comportamentos em contextos educativos, abordando o papel do educador de infância nesse processo. O estudo foi realizado no âmbito da prática supervisionada numa sala de jardim de infância, com um grupo composto por 25 crianças. O estudo aborda três questões orientadoras: (i) como é que a educadora pode criar relações afetivas e de confiança com as crianças; (ii) que estratégias é que a educadora pode implementar para promover no grupo a sua coesão, participação e relações afetivas, de forma a prevenir situações de indisciplina; (iii) que estratégias é que a educadora pode utilizar para lidar com comportamentos disruptivos? Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com recurso a técnicas como a observação e instrumentos de recolha de dados, como as notas de campo e entrevista realizada à educadora da sala. Os resultados mostraram a importância de o educador saber autorregular-se emocionalmente de forma a conseguir apoiar a criança no desenvolvimento das mesmas competências e na resolução de problemas comportamentais e ter embebidas na sua prática as estratégias adequadas para lidar com os desafios que possam surgir. Neste sentido, destaca-se também a necessidade da reflexão contínua por parte do educador, assim como a formação, para que tenha intencionalidade na sua prática educativa, suportada pelo que a investigação nos apresenta enquanto estratégias que promovem o melhor desenvolvimento da criança. A empatia revela-se igualmente fundamental enquanto meio para melhor compreender a origem dos comportamentos da criança e assim, conseguir adequar as estratégias às suas necessidades afetivas. Por último, o estudo evidencia que uma gestão de comportamentos é mais eficaz quando a educadora investe na promoção da participação, autonomia do grupo e nas relações afetivas entre crianças, que por sua vez, promovem competências de autorregulação emocional, social e comportamental. | por |
| dc.identifier.tid | 204056187 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/13669 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.subject | Afetividade | |
| dc.subject | Relação Pedagógica | |
| dc.subject | Gestão de comportamentos | |
| dc.subject | Educação de Infância V | |
| dc.subject | Affectivity | |
| dc.subject | Student-Teacher Relationship | |
| dc.subject | Behavior Management | |
| dc.subject | Early Childhood Education | |
| dc.title | A afetividade da relação pedagógica na gestão de comportamentos em contexto de jardim de infância | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
