Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A bela e o monstro: Será a atratividade física prejudicial ao líder?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
18814.pdf1.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Vários estudos em diversos países do Mundo já mencionaram o impacto que a atratividade tem num líder, mas em Portugal este é um tema muito pouco retratado. É assim uma boa oportunidade para analisar este fenómeno na população portuguesa. Este estudo serve por isso para verificar a influência que as variáveis Atratividade Física do Líder (bonito ou feio), Género do Líder (homem ou mulher) e Estilo de Liderança (transformacional ou transacional) têm nos níveis de Confiança e Lealdade dos seus seguidores. Num estudo empírico com 240 participantes e através de uma análise de ANOVAs, foi possível alcançar os primeiros resultados deste tema no país. Ao contrário das investigações encontradas em literatura, neste estudo não foram encontradas ligações estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo. Isto significa que a atratividade não influencia os níveis de confiança e lealdade nos líderes, quer em condição de liderança transformacional, quer em condição transacional.
Several studies around the World have mentioned the impact that the attractiveness has on a leader, but in Portugal, this is a very rare topic. This means, this is a great opportunity to analyze this phenomenon in the Portuguese population. This study is used to verify the influence that the variables Leader's Physical Attractiveness (pretty or ugly), the Gender (man or woman) and Leadership Style (transformational or transactional) have on the levels of Trust and Loyalty of their followers. In an empirical study with 240 participants and through the analysis of ANOVAs, it was possible to reach the first results of this topic in the country. Contrary to the investigations found in the literature, in this study no statistically significant connections were found between the variables in place. This means that the attractiveness does not influence the levels of trust and loyalty in the leaders, being in transformational leadership or transactional leadership.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações

Keywords

Atratividade física Género Estilo de liderança Confiança Lealdade Physical attractiveness Gender Leadership style Trust Loyalty

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue