Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Expressividade emocional da criança e expressividade emocional atribuída às personagens nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
v35n3a05-1065.pdf87.67 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a expressividade emocional nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas. Participaram, nesta investigação, 100 crianças, entre os 5 e os 8 anos. Destas, 50 sofreram experiências de mau-trato e encontravam-se institucionalizadas, enquanto as restantes 50 não sofreram mau-trato e viviam com a família biológica. Foi apresentado às crianças um conjunto de seis inícios de histórias, que lhes era pedido para completar. A intensidade da expressividade emocional da criança e da expressividade atribuída às personagens, bem como a coerência entre ambas, foi analisada com base no Sistema para Codificar as Emoções na Attachment Story Completation Task. Foram, também, avaliadas a competência cognitiva verbal e não-verbal das crianças. Não foi observado um efeito do mau-trato na expressividade emocional, mas foi observado um efeito estatisticamente significativo da competência cognitiva não-verbal na expressividade emocional negativa da criança. Os resultados deste estudo apontam para a existência de semelhanças entre os dois grupos de crianças e contribuem para a compreensão do desenvolvimento emocional de crianças provenientes de populações de risco.
Abstract: This study aims at analyzing emotional expressiveness in the narratives of maltreated and nonmaltreated children. A hundred children aged between 5 and 8 years old have participated in this study: 50 have been maltreated and were institutionalized, while the other 50 have not suffered maltreatment and lived with their biological families. Children were asked to complete a set of six story-stems. The intensity of the character’s emotional expressiveness, as well as the coherence between them, was analysed with Emotions Coding System in the Attachment Story Completation Task. Children’s verbal and nonverbal cognitive competence was also assessed. There was no significant effect of maltreatment on emotional expressiveness, but a statistical significant effect of the nonverbal cognitive competence on children’s negative emotional expression was observed. These results highlight the existence of similarities between the two groups of children and contribute to understand emotional development in children from risk populations.

Description

Keywords

Expressividade emocional Conhecimento emocional Mau-trato Emotional expressiveness Emotional knowledge Maltreatment

Citation

Sousa, M. L., & Cruz, O. R. (2017). Expressividade emocional da criança e expressividade emocional atribuída às personagens nas narrativas das crianças maltratadas e não maltratadas. Análise Psicológica, 35(3), 309-321. https://doi.org/10.14417/ap.1065

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Altmetrics