Publication
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
dc.contributor.author | Peixoto, Francisco José Brito | |
dc.contributor.author | Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves | |
dc.contributor.author | Monteiro, Vera | |
dc.contributor.author | Sanches, Ana Cristina Pires | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Rui Bártolo | |
dc.contributor.author | Pipa, Joana | |
dc.date.accessioned | 2017-03-31T18:10:35Z | |
dc.date.available | 2017-03-31T18:10:35Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis. | pt_PT |
dc.description.abstract | The main goal of this research was the analysis of the psychometric proprieties of a self-concept and selfesteem scale and the study of the self-concept organizational structure in pre-adolescents. Participants were 774 Portuguese students attending 5th and 6th grades. The scale used assesses seven specific dimensions of self-concept (school competence, athletic competence, social acceptance, physical appearance, native language competence, mathematics competence, behavior), as well as self-esteem. Confirmatory factor analyses supported the multidimensionality of self-concept, and a bi-factor model with two global factors (academic self-concept and non-academic self-concept) was the one that presented a better fit. This model enables to integrate structural characteristics of self-concept that seemed to be incompatible in previous research. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica, 1 (43), 71-87. Doi: 10.21865/RIDEP43_71 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21865/RIDEP43_71 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1135-3848 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5369 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AIDEP | pt_PT |
dc.relation | Effects of school failure in affective components of learning: Relationships with self-representations, emotions,motivational orientations and learning environments | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito | pt_PT |
dc.subject | Autoestima | pt_PT |
dc.subject | Psicometría | pt_PT |
dc.subject | Pré-adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) | pt_PT |
dc.subject | Self-concept | pt_PT |
dc.subject | Self-esteem | pt_PT |
dc.subject | Psychometrics | pt_PT |
dc.subject | Pre-adolescents | pt_PT |
dc.title | Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito | pt_PT |
dc.title.alternative | Validation of the self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) and analysis of structural organization of self-concept | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Effects of school failure in affective components of learning: Relationships with self-representations, emotions,motivational orientations and learning environments | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F121358%2F2010/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Buenos Aires | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 87 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 43 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 71 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | cd52bd8f-ac15-4655-a31c-0554121b47d0 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | cd52bd8f-ac15-4655-a31c-0554121b47d0 |