Repository logo
 
Publication

Disrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?

dc.contributor.authorJesus, Tatiana Raquel Augusto de
dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.date.accessioned2017-06-20T16:39:52Z
dc.date.available2017-06-20T16:39:52Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste estudo teve como objectivo analisar a relação entre comportamentos disruptivos, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, tendo como interesse particular a disciplina de Matemática. Para tal, participaram 147 alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. Os instrumentos por nós utilizados foram três escalas com o intuito de analisar estas variáveis no contexto da sala de aula de Matemática, nomeadamente: “Escala de Disrupção Escolar Professada - EDEP”, “Na Sala de Aula de Matemática” e “Porque é que faço as coisas?” A partir dos resultados obtidos neste estudo constata-se que: os alunos que se percepcionam como menos disruptivos apresentam uma regulação para a aprendizagem mais intrínseca, revelam ter uma percepção do clima de sala de aula mais positiva e têm melhor desempenho académico que os seus colegas que se percepcionam como mais disruptivos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (2-20). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.issn978-989-8384-33-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5550
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectComportamentos disruptivospt_PT
dc.subjectDesempenho académicopt_PT
dc.subjectRegulação para a aprendizagempt_PT
dc.titleDisrupção escolar, desempenho académico, regulação para a aprendizagem e clima de sala de aula em matemática: Que relações?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage19pt_PT
oaire.citation.startPage2pt_PT
oaire.citation.titleColóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuaispt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CIPE_15_2-19.pdf
Size:
342.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: