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Dependências online: estudo sobre a perceção da supervisão parental numa amostra de pais de crianças e jovens
dc.contributor.author | Patrão, Ivone Alexandra Martins | |
dc.contributor.author | Fernandes, Pedro Aires | |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T09:23:36Z | |
dc.date.available | 2019-04-29T09:23:36Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | A dependência online é transversal a todas as gerações. A geração cordão é aquela que não desliga, que tem dificuldade nas competências sociais, na auto regulação emocional e no processo de autonomia. A questão que se coloca é a do modelo parental na gestão da tecnologia. Os dados em amostras portuguesas de jovens, considerados a geração cordão (Patrão, 2017) (entre os 12 e os 30 anos) apontam para um cenário preocupante de cerca de 25% com adição à internet, sobretudo dos jogos online e das redes sociais. O objetivo do estudo foi de avaliar perceção do controlo parental numa amostra de pais e a relação com a dependência online e funcionamento familiar. Aplicou-se um protocolo de investigação online a uma amostra de 95 pais, com a avaliação de dados sociodemográficos, dados do uso e acesso à internet, da supervisão parental, da dependência online e do funcionamento familiar. Os resultados recolhidos indicam que há um baixo nível de supervisão parental nas atividades online dos filhos. Os pais em geral apresentam-se como um modelo com preferência pelas redes sociais com consumo diário de em média 5h por dia, sendo que nesta amostra a dependência online está correlacionada com a perceção de um bom funcionamento familiar. Estes dados remetem para a necessidade de apostar na promoção da gestão saudável dos comportamentos online, por todos, e na clara sensibilização daqueles que funcionam como modelo educativo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (133-140). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7003 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Dependências online: estudo sobre a perceção da supervisão parental numa amostra de pais de crianças e jovens | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 140 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 133 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |