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Advisor(s)
Abstract(s)
A dependência online é transversal a todas as gerações. A geração cordão
é aquela que não desliga, que tem dificuldade nas competências sociais, na
auto regulação emocional e no processo de autonomia. A questão que se coloca
é a do modelo parental na gestão da tecnologia. Os dados em amostras portuguesas
de jovens, considerados a geração cordão (Patrão, 2017) (entre os 12 e
os 30 anos) apontam para um cenário preocupante de cerca de 25% com adição
à internet, sobretudo dos jogos online e das redes sociais. O objetivo do estudo
foi de avaliar perceção do controlo parental numa amostra de pais e a relação
com a dependência online e funcionamento familiar. Aplicou-se um protocolo
de investigação online a uma amostra de 95 pais, com a avaliação de dados
sociodemográficos, dados do uso e acesso à internet, da supervisão parental, da
dependência online e do funcionamento familiar. Os resultados recolhidos indicam
que há um baixo nível de supervisão parental nas atividades online dos
filhos. Os pais em geral apresentam-se como um modelo com preferência pelas
redes sociais com consumo diário de em média 5h por dia, sendo que nesta
amostra a dependência online está correlacionada com a perceção de um bom
funcionamento familiar. Estes dados remetem para a necessidade de apostar na
promoção da gestão saudável dos comportamentos online, por todos, e na clara
sensibilização daqueles que funcionam como modelo educativo.
Description
Keywords
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (133-140). Lisboa: Edições ISPA.