Publication
Auto-conceito e representações da vinculação no período pré-escolar
dc.contributor.author | Maia, Joana Branco | |
dc.contributor.author | Ferreira, Bruno | |
dc.contributor.author | Veríssimo, Manuela | |
dc.contributor.author | Santos, António José | |
dc.contributor.author | Shin, Nana | |
dc.date.accessioned | 2009-12-21T18:51:02Z | |
dc.date.available | 2009-12-21T18:51:02Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | A Teoria da Vinculação sugere que as representações internas das experiências relacionais e a noção de self vão sendo interiorizadas, de forma complementar, pelas crianças ao longo do tempo, desempenhando as figuras de vinculação um papel crucial neste processo. Alguns estudos empíricos (Cassidy, 1988; Clark & Symons, 2000; Verschueren, Marcoen, & Schoefs, 1996) têm examinado as ligações entre desenvolvimento do self e segurança da vinculação durante o período pré-escolar. No entanto, poucos se têm debruçado, especificamente, sobre as associações existentes entre o auto-conceito dos sujeitos e as representações internas que estes possuem das suas experiências relacionais, como é o caso do presente estudo. Para inferir a qualidade e a segurança das representações de vinculação utilizámos uma versão adaptada da MacArthur Story Stem Doll-play Task (Page & Bretherton, 2001) numa amostra de 75 crianças do pré-escolar. A representação do self foi avaliada através da versão portuguesa da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro, & Peixoto, 2008). Os resultados encontrados apoiam a presença de relações entre a qualidade das representações associadas à vinculação e a representação global que a criança tem do seu self, com uma associação positiva mais forte a ser encontrada com a percepção da Aceitação Social. | pt |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 26(3), 423-433. | pt |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/67 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt |
dc.subject | Auto-conceito | pt |
dc.subject | Modelos internos dinâmicos | pt |
dc.subject | Narrativas | pt |
dc.subject | Representações do self | pt |
dc.subject | Vinculação | pt |
dc.title | Auto-conceito e representações da vinculação no período pré-escolar | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.endPage | 433 | pt |
oaire.citation.startPage | 423 | pt |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |