Repository logo
 
Publication

Práticas de literacia familiar – conceções de papel e perceções de eficácia em famílias de crianças no início de escolaridade: westudo longitudinal

dc.contributor.authorMata, Lourdes
dc.contributor.authorPacheco, Patrícia
dc.contributor.authorMackaaij, Maria José
dc.date.accessioned2019-04-30T11:22:01Z
dc.date.available2019-04-30T11:22:01Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractAs famílias podem ter um importante papel no processo de aprendizagem da linguagem escrita. Os estudos sobre Literacia Familiar têm mostrado que as práticas de literacia desenvolvidas pelas famílias com as crianças poderão facilitar o processo de aprendizagem. Para além disso, as perceções de eficácia e de papel dos pais também podem ser determinantes na forma como estes apoiam e envolvem os filhos. Neste sentido acompanhámos durante dois anos um grupo de 47 crianças (no 1º e 2º ano de escolaridade) e suas famílias com o objetivo de caraterizar as práticas de literacia familiar, as perceções de eficácia e conceções de papel dos pais. Caraterizámos, nas crianças, as emoções e motivação face à leitura. Constatámos que as práticas de literacia de Ensino, ao longo dos 2 anos, foram sempre mais frequentes que as Lúdicas. Por outro lado, verificámos, durante o 1º ano um aumento de práticas de literacia conjuntas, embora no 2º ano se tenha observado um decréscimo significativo. As conceções de papel dos pais no início do 1º ano apareceram significativamente correlacionadas com as práticas de literacia no final do 2º ano, e com as emoções dos filhos face à leitura. Assim, quanto mais os pais no início da escolaridade dos filhos acreditavam que era seu papel desenvolverem práticas de literacia partilhadas, mais prazer e menos aborrecimento face à leitura relatavam os filhos no final do 2º ano. A autoeficácia dos pais no início do 1º ano também surgiu associada às práticas desenvolvidas no final do 2º ano. Os resultados serão discutidos realçando a importância de se estar atento às crenças parentais e valorizar as práticas de literacia familiar.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT – Fundação para a Ciência e Tecnologiapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (277-294). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7019
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relationUID/CED/04853/2016pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPráticas de literacia familiarpt_PT
dc.subjectConceções e autoeficácia dos paispt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.titlePráticas de literacia familiar – conceções de papel e perceções de eficácia em famílias de crianças no início de escolaridade: westudo longitudinalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage294pt_PT
oaire.citation.startPage277pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
person.familyNameMata
person.familyNameMackaaij
person.givenNameLourdes
person.givenNameMaria José
person.identifier.ciencia-idF814-F2AA-F37F
person.identifier.orcid0000-0001-8645-246X
person.identifier.orcid0000-0002-0129-8828
person.identifier.scopus-author-id38862217100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication30f9d003-711c-4147-ba21-d8cb6303f85c
relation.isAuthorOfPublication98a54fd0-0b32-45d6-bb69-7d8139131c2e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery98a54fd0-0b32-45d6-bb69-7d8139131c2e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 277-294.pdf
Size:
198.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: