Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
198.05 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As famílias podem ter um importante papel no processo de
aprendizagem da linguagem escrita. Os estudos sobre Literacia Familiar têm
mostrado que as práticas de literacia desenvolvidas pelas famílias com as
crianças poderão facilitar o processo de aprendizagem. Para além disso, as
perceções de eficácia e de papel dos pais também podem ser determinantes na
forma como estes apoiam e envolvem os filhos. Neste sentido acompanhámos
durante dois anos um grupo de 47 crianças (no 1º e 2º ano de escolaridade) e
suas famílias com o objetivo de caraterizar as práticas de literacia familiar, as
perceções de eficácia e conceções de papel dos pais. Caraterizámos, nas
crianças, as emoções e motivação face à leitura. Constatámos que as práticas de
literacia de Ensino, ao longo dos 2 anos, foram sempre mais frequentes que as
Lúdicas. Por outro lado, verificámos, durante o 1º ano um aumento de práticas
de literacia conjuntas, embora no 2º ano se tenha observado um decréscimo
significativo. As conceções de papel dos pais no início do 1º ano apareceram
significativamente correlacionadas com as práticas de literacia no final do 2º
ano, e com as emoções dos filhos face à leitura. Assim, quanto mais os pais no
início da escolaridade dos filhos acreditavam que era seu papel desenvolverem
práticas de literacia partilhadas, mais prazer e menos aborrecimento face à
leitura relatavam os filhos no final do 2º ano. A autoeficácia dos pais no início
do 1º ano também surgiu associada às práticas desenvolvidas no final do 2º ano.
Os resultados serão discutidos realçando a importância de se estar atento às
crenças parentais e valorizar as práticas de literacia familiar.
Description
Keywords
Práticas de literacia familiar Conceções e autoeficácia dos pais Emoções
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (277-294). Lisboa: Edições ISPA.