Repository logo
 
Publication

Supervisão na formação inicial de professores: um modelo em construção

dc.contributor.authorFigueira, Joana Cortes
dc.contributor.authorBotelho, Teresa Silveira-
dc.date.accessioned2019-05-15T19:20:04Z
dc.date.available2019-05-15T19:20:04Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractEste estudo surgiu pela necessidade, de enquanto supervisoras da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), refletir sobre o trabalho desenvolvido. Qual o papel da supervisão e avaliação na prática pedagógica, no modelo que preconizamos, com o objetivo de a melhorar, assim como promover a relação entre os interveni - entes: alunos, professores cooperantes e supervisores. Desenvolvemos uma investigação aplicada, inspirada no paradigma crítico cujo objetivo principal do investigador é intervir diretamente numa situação ou contexto e solucionar problemas reais, Investigação Ação (Coutinho et al., 2009). Pretendemos (...) monitorizar os processos centrais da supervisão que são a experi - mentação e a reflexão (Vieira & Moreira, 2011) e, ainda, ir ao encontro das novas tendências da supervisão que se enquadram numa visão democrática, que realça a importância da reflexão e da aprendizagem colaborativa e horizontal, perspetivando o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem a auto supervisão e autoapren - dizagem e a capacidade de gerar, gerir e partilhar o conhecimento (...) (Alarcão & Roldão, 2010, citado em Lopes, 2013). Para as alunas o número de horas da PES II era suficiente; cumpriu os objetivos e correspondeu às suas expectativas. A maioria manifestou interesse em estagiar em dois anos de escolaridade, um em cada semestre. Sentiram-se envolvidas na dinâ mica da escola e da sala de aula, tendo sido muito importante a supervisão realizada pela professora cooperante, logo seguida pelo acompanhamento que era feito pelas colegas. Reconheceram o papel fundamental das supervisoras na gestão dos três interve - nientes da supervisão, nomeadamente na preparação, acompanhamento, análise e reflexão da prática pedagógica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (301-314). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7050
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições do ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.titleSupervisão na formação inicial de professores: um modelo em construçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage314pt_PT
oaire.citation.startPage301pt_PT
oaire.citation.titleActas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
person.familyNameSilveira-Botelho
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-id2A1C-9322-3EF7
person.identifier.orcid0000-0002-1195-6409
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione69e89ff-16a5-4dbc-9500-ebdd9726c71c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye69e89ff-16a5-4dbc-9500-ebdd9726c71c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 301-314.pdf
Size:
136.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: