Publication
Supervisão na formação inicial de professores: um modelo em construção
dc.contributor.author | Figueira, Joana Cortes | |
dc.contributor.author | Botelho, Teresa Silveira- | |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T19:20:04Z | |
dc.date.available | 2019-05-15T19:20:04Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Este estudo surgiu pela necessidade, de enquanto supervisoras da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), refletir sobre o trabalho desenvolvido. Qual o papel da supervisão e avaliação na prática pedagógica, no modelo que preconizamos, com o objetivo de a melhorar, assim como promover a relação entre os interveni - entes: alunos, professores cooperantes e supervisores. Desenvolvemos uma investigação aplicada, inspirada no paradigma crítico cujo objetivo principal do investigador é intervir diretamente numa situação ou contexto e solucionar problemas reais, Investigação Ação (Coutinho et al., 2009). Pretendemos (...) monitorizar os processos centrais da supervisão que são a experi - mentação e a reflexão (Vieira & Moreira, 2011) e, ainda, ir ao encontro das novas tendências da supervisão que se enquadram numa visão democrática, que realça a importância da reflexão e da aprendizagem colaborativa e horizontal, perspetivando o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem a auto supervisão e autoapren - dizagem e a capacidade de gerar, gerir e partilhar o conhecimento (...) (Alarcão & Roldão, 2010, citado em Lopes, 2013). Para as alunas o número de horas da PES II era suficiente; cumpriu os objetivos e correspondeu às suas expectativas. A maioria manifestou interesse em estagiar em dois anos de escolaridade, um em cada semestre. Sentiram-se envolvidas na dinâ mica da escola e da sala de aula, tendo sido muito importante a supervisão realizada pela professora cooperante, logo seguida pelo acompanhamento que era feito pelas colegas. Reconheceram o papel fundamental das supervisoras na gestão dos três interve - nientes da supervisão, nomeadamente na preparação, acompanhamento, análise e reflexão da prática pedagógica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (301-314). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-55-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7050 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Edições do ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10400.12/6995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.title | Supervisão na formação inicial de professores: um modelo em construção | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 314 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 301 | pt_PT |
oaire.citation.title | Actas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
person.familyName | Silveira-Botelho | |
person.givenName | Teresa | |
person.identifier.ciencia-id | 2A1C-9322-3EF7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1195-6409 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e69e89ff-16a5-4dbc-9500-ebdd9726c71c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e69e89ff-16a5-4dbc-9500-ebdd9726c71c |