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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo surgiu pela necessidade, de enquanto supervisoras da Prática
de Ensino Supervisionada II (PES II), refletir sobre o trabalho desenvolvido. Qual o
papel da supervisão e avaliação na prática pedagógica, no modelo que preconizamos,
com o objetivo de a melhorar, assim como promover a relação entre os interveni -
entes: alunos, professores cooperantes e supervisores.
Desenvolvemos uma investigação aplicada, inspirada no paradigma crítico cujo
objetivo principal do investigador é intervir diretamente numa situação ou contexto
e solucionar problemas reais, Investigação Ação (Coutinho et al., 2009).
Pretendemos (...) monitorizar os processos centrais da supervisão que são a experi -
mentação e a reflexão (Vieira & Moreira, 2011) e, ainda, ir ao encontro das novas
tendências da supervisão que se enquadram numa visão democrática, que realça a
importância da reflexão e da aprendizagem colaborativa e horizontal, perspetivando
o desenvolvimento de mecanismos que possibilitem a auto supervisão e autoapren -
dizagem e a capacidade de gerar, gerir e partilhar o conhecimento (...) (Alarcão &
Roldão, 2010, citado em Lopes, 2013).
Para as alunas o número de horas da PES II era suficiente; cumpriu os objetivos e
correspondeu às suas expectativas. A maioria manifestou interesse em estagiar em dois
anos de escolaridade, um em cada semestre. Sentiram-se envolvidas na dinâ mica da
escola e da sala de aula, tendo sido muito importante a supervisão realizada pela
professora cooperante, logo seguida pelo acompanhamento que era feito pelas colegas.
Reconheceram o papel fundamental das supervisoras na gestão dos três interve -
nientes da supervisão, nomeadamente na preparação, acompanhamento, análise e
reflexão da prática pedagógica.
Description
Keywords
Supervisão Avaliação Desenvolvimento profissional
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (301-314). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições do ISPA