Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sim é um desporto : Um estudo de caso de equipas profissionais de league of legends

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24475.pdf5.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O mundo do desporto tem vindo a aceitar lentamente a inclusão de eSports enquanto modalidade aceite. De facto, a sua evolução rápida é proveniente da proliferação do acesso a computadores e à evolução da velocidade da internet que tem feito com que esta nova modalidade de desporto se tenha desenvolvido a uma velocidade estonteante. Com o intuito de desenvolver uma nova rota de investigação, este estudo qualitativo visa dar a explicar alguns processos subjacentes às vitórias e derrotas de equipas dentro deste meio competitivo e com uma elevada carga de stress associado, por via da observação de comportamentos relativos ás subcategorias da coordenação e das estratégias de regulação controlada de afectos num dos jogos mais proeminentes neste contexto emergente que é o eSports, o League of Legends. Concluiu-se que uma equipa bem coordenada nem sempre é aquela que demonstra as melhores estratégias de regulação emocional devido a possíveis factores externos à mesma quer por questões próprias dos sujeitos que integram essa equipa.
The world of sports has been slow to accept the new emerging giant of eSports as an acceptable modality. As it happens, its quick evolution is due to the proliferation of the access to computers and the evolution of the readily available ever-growing internet speeds has made it so that this modality has developed at an alarming pace. With the intent of developing a new route of investigation into this field, this qualitative study vies to obtain some explanations as to the processes behind victories and defeats in this competitive scene with a elevated stress levels in play by way of observing the existence of behaviors related to the sub-categories of coordination as well as the field of emotional regulation in one of the most prominent games within the emerging scene of eSports, League of Legends. The study concluded that the team that displays the highest amount of coordination-related behaviors is not always the team that demonstrates the best strategies for controlled interpersonal emotional regulation not only due to the members’ personal characteristics but also because of possible factors that are external to the team itself.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.

Keywords

Coordenação Coordenação implícita Coordenação explícita Regulação emocional Estratégias de regulação controlada de afectos League of legends eSports Análise qualitativa Videojogos Coordination Implicit Coordination Explicit Coordination Emotional Regulation Videogames Controlled Interpersonal Affect Regulation Strategies Qualitative Analysis

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue