Repository logo
 
Publication

Compreensão de textos : diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta

dc.contributor.authorCadime, Irene
dc.contributor.authorSantos, Sandra
dc.contributor.authorLeal, Teresa
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.contributor.authorRodrigues, Bruna
dc.contributor.authorCosme, Maria do Céu
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.date.accessioned2023-09-14T11:36:33Z
dc.date.available2023-09-14T11:36:33Z
dc.date.issued2017-09
dc.description.abstractResumo: Na literatura têm sido discutidos diversos fatores que podem influenciar a dificuldade das tarefas de compreensão de textos e, consequentemente, o desempenho dos sujeitos na avaliação. O objetivo deste estudo é perceber se a dificuldade das tarefas de avaliação da compreensão de textos varia em função da modalidade da tarefa de avaliação (oral versus escrita), do tipo de texto (narrativo versus informativo) e do tipo de compreensão avaliado pelas perguntas apresentadas (literal versus inferencial). Avaliaram-se 300 alunos do quarto ano de escolaridade, administrando quatro testes de compreensão de textos: Teste de compreensão de textos na modalidade oral-narrativo, Teste de compreensão de textos na modalidade oral-informativo, Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura-narrativo, Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura-informativo. Os resultados mostraram a inexistência de diferenças estatisticamente significativas na média da dificuldade das perguntas de compreensão oral e de compreensão da leitura, entre a dificuldade média das perguntas relativas a texto narrativo e informativo e entre a média da dificuldade das perguntas de compreensão literal e inferencial. Não foram observados efeitos de interação. Discutem-se as implicações destes resultados para a avaliação e intervenção no domínio da compreensão de textos, tendo em conta algumas limitações deste estudo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Several factors that can influence the difficulty of the text comprehension tasks, and therefore the performance of the individuals, have been discussed in the literature. The goal of this study is to investigate if the difficulty of the text comprehension tasks varies as a function of the modality of the assessment task (oral versus written), the type of text (narrative versus informative) and the type of comprehension assessed by the questions (literal versus inferential). Three hundred students of the fourth grade were assessed using four text comprehension measures: Test of Listening Comprehension of Narrative Texts, Test of Listening Comprehension of Informative Texts, Test of Reading Comprehension of Narrative Texts, and Test of Reading Comprehension of Informative Texts. The results indicated the inexistence of statistically significant differences in the mean difficulty of listening and reading comprehension questions, as well as between the mean difficulty of questions related to narrative and informative texts and literal and inferential questions. No interaction effects were observed. The implications of these results are discussed considering their importance for the selection of the material to be used in the assessment and intervention in the text comprehension area. Some limitations of the study are also highlighted.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCadime, I., Santos, S., Leal. T., Viana, F. L., Rodrigues, B., Cosme, M. C., & Ribeiro, I. (2017). Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta. Análise Psicológica, 35(3), 351-366. https://doi.org/10.a4417/ap.1234pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1234pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9288
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relationEste estudo foi realizado em parte no Centro de Investigação em Psicologia (UID/PSI/01662/2013), Universidade do Minho, e foi financeiramente suportado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020 (POCI-01-0145-FEDER-007653). As duas primeiras autoras são ainda apoiadas por bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (referências SFRH/BPD/102549/2014 e SFRH/BD/94763/2013).pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1234/pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompreensão da leiturapt_PT
dc.subjectCompreensão oral, ,pt_PT
dc.subjectTexto narrativo e informativopt_PT
dc.subjectCompreensão literalpt_PT
dc.subjectCompreensão inferencialpt_PT
dc.subjectReading comprehensionpt_PT
dc.subjectListening comprehensionpt_PT
dc.subjectNarrative and informative textpt_PT
dc.subjectLiteral comprehensionpt_PT
dc.subjectInferential comprehensionpt_PT
dc.titleCompreensão de textos : diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de perguntapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage366pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage351pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
v35n3a08-1234.pdf
Size:
135.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: