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Adaptação psicossocial e bem-estar em adolescentes imigrantes. Um estudo comparativo entre Portugal e Espanha
dc.contributor.author | Hernando, Ángel | |
dc.contributor.author | Nunes, Cristina | |
dc.contributor.author | Cruz, Carmen | |
dc.contributor.author | Lemos, Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo | |
dc.contributor.author | Valadas, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2017-02-20T18:48:03Z | |
dc.date.available | 2017-02-20T18:48:03Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A forma como as novas gerações de imigrantes se integraram na sociedade portuguesa e espanhola terá uma influência decisiva no futuro de ambos os países. Assim, promover a saúde, bem-estar e adaptação psicossocial assume-se como uma questão estratégica. No presente trabalho analisamos os fatores associados ao bem-estar e à adaptação psicossocial numa amostra de 108 adolescentes (55 rapazes e 53 raparigas), filhos de imigrantes residentes em Huelva (Espanha) e no Algarve (Portugal), com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. Os dados recolhidos reportam-se às características sociodemográficas e ao bem-estar percebido dos adolescentes. Para o efeito, utilizámos o KIDSCREEN-52, um questionário que avalia a perceção dos adolescentes sobre a saúde e o bem-estar segundo dez dimensões: Bem-estar Físico, Bem-estar Psicológico, Humor, Auto-perceção, Autonomia, Relações com os Pais e Vida Familiar, Recursos Económicos, Suporte Social e Suporte dos Pares, Ambiente Escolar e Aceitação Social. De uma forma global, foram encontradas diferenças significativas nas pontuações obtidas entre a amostra espanhola e a amostra portuguesa ao nível do Bem-estar Físico, Bem-estar Psicológico, Humor, Recursos económicos e Aceitação Social. Os rapazes relataram um maior nível de bem-estar físico, por comparação com as raparigas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.134-144). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5285 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Imigração | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.subject | Adaptação psicológica | pt_PT |
dc.subject | Saúde | pt_PT |
dc.title | Adaptação psicossocial e bem-estar em adolescentes imigrantes. Um estudo comparativo entre Portugal e Espanha | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 144 | pt_PT |
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