Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Participação de alunos com NEE nas actividades de grupo na escola de ensino regular – Estudos de caso no J.I. E 1ºciclo

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este estudo tem como principal objetivo analisar e caracterizar a participação de alunos com necessidades educativas especiais nas actividades de grupo na escola de ensino regular. Assim, recorrendo à metodologia do estudo de caso, participaram neste estudo dois alunos com necessidades educativas especiais pertencentes a escolas de ensino regular, um deles diagnosticado com Paralisia Cerebral, a frequentar o ensino pré-escolar e com um Plano Educativo Individual e o outro com défice cognitivo, a frequentar o 3º ano de escolaridade numa turma mista de 3º/4º ano, com um Currículo Específico Individual. De modo a procedermos à caracterização da participação destes alunos, recorremos a instrumentos como a análise documental, a observação dos alunos nas atividades que realizam em vários contextos educativos, questionários realizados aos colegas dos alunos com necessidades educativas especiais participantes no estudo – existindo um questionário adaptado aos alunos do pré-escolar e outro aos do 1º ciclo, questionário aos encarregados de educação dos colegas dos alunos com necessidades educativas especiais participantes no estudo e também entrevistas realizadas aos encarregados de educação do aluno com necessidades educativas especiais do préescolar e aos intervenientes educativos nas escolas, nomeadamente, a educadora de infância e professora titular de turma, ao professor de ensino especial e ao professor coadjuvante, à assistente operacional do pré-escolar e a um elemento pertencente à direcção do agrupamento de escolas. Os resultados obtidos permitem-nos verificar que no caso do aluno do préescolar, existe uma percepção positiva acerca da sua inclusão e participação nas atividades de grupo na escola de ensino regular por parte de todos os participantes, o que de uma forma geral se comprova pelas observações efetuadas, em todos os contextos, exceto naqueles em que a participação nas atividades é condicionada pelas limitações do aluno ou nas situações em que o aluno é retirado da sala de aula devido às terapias. No caso do aluno de 1ºciclo, os resultados indicam que relativamente às atividades de grupo, a sua participação não é total, apesar de estar presente na turma em horário completo, existem atividades em que o aluno não participa e existem discrepâncias no que diz respeito à percepção dos participantes relativamente ao conceito de inclusão e consequentemente à inclusão e participação deste aluno nas atividades de grupo, principalmente no que diz respeito ao trabalho realizado em sala de aula.
ABSTRACT: This study as the purpose to analyse and characterize the participation of the students with special education needs in the group activities within the regular teaching school. For that being, with the methodology of the study case, participated in that study two student with special education needs belonging to schools with regular teaching, one of them diagnosed with Cerebral Paralysis, in preschool and with an Individual Educative Plan and the other with cognitive deficit in the third grade within a mixed class of third and fourth grades, with a Specific Individual Curriculum. In order to proceed the characterization of the participation of this students, we used instruments such as documental analysis, observation of the participant students in the activities they perform within different educational environments, questionnaires performed at the colleagues of the students with special education needs participating in the study – there’s a questionnaire adapted to the students in preschool and another to the students of primary schooling, questionnaire performed at the parents/guardians of the colleagues of the students with special education needs participating in the study and also a few interviews performed at the parents of the student with special education needs in preschool and at the other educational actors at schools, namely, the kindergarten teacher and the teacher of the primary school, the special education teacher, the supporting teacher, the operational assistant of the kindergarten and a member of the administration of the school group. The results obtained allow us to verify that, in the case of the preschool student, there is a positive perception about his inclusion and participation in the group activities within the regular school by all participants of the study, which in general is verified by the observation made, in all contexts, except in those in which the participation in the activities is conditioned by the limitations of the student or in the situations where the student is removed from the classroom due to therapies. In the case of the elementary school student, the results showed that the student doesn’t participate fully in the group activities, despite being present in the class in full time, there are activities where the student doesn’t participate and there are differences regarding to the participants perception about to the concept of inclusion and consequently, in the inclusion and participation of this student in the group activities, in particular, the activities on the class work.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Educacional

Keywords

Inclusão Participação Necessidades educativas especiais Inclusion Participation Special education needs

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue