Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem da matemática

dc.contributor.authorCruz, Vitor
dc.date.accessioned2014-11-20T18:34:39Z
dc.date.available2014-11-20T18:34:39Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA preocupação do presente artigo é a de enquadrar filogeneticamente e ontogeneticamente o desenvolvimento da matemática, enquadrando-a no contexto da hierarquia da linguagem. Assim, começaremos por situar a matemática ou a linguagem quantitativa como o culminar da dinâmica evolutiva da linguagem. De seguida, faremos referência ao desenvolvimento da linguagem quantitativa, suportando-nos para tal numa teoria do desenvolvimento cognitivo, o qual, como é sabido se organiza do concreto para o abstracto. De seguida, será nossa intenção fazer uma breve referência às diferentes componentes ou áreas da matemática, particularmente a aritmética. Para terminar, e tendo por base o já exposto, referiremos algumas preocupações que devem estar subjacentes ao processo de instrução ou ensino da matemática.por
dc.description.abstractABSTRACT: The great concern of the present article is to fit filogenetic and ontogenetic the development of the mathematics, fitting it in the context of the hierarchy of the language. Thus, we will start for pointing out the mathematics or the quantitative language as culminating the dynamics evolution of the language. Then, we will make reference to the development of the quantitative language, supporting us for such in one theory of cognitive development, which, as it is known, it is organized from the concrete for abstract. Next, it will be our intentions make one brief reference to the different components or areas of the mathematics, particularly the Arithmetic. To finish, we will relate some concerns that must be underlying to the process of instruction or education of the mathematics.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 32, 127-132por
dc.identifier.doi10.14417/ap.839
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3211
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopor
dc.subjectHierarquia da linguagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectSentido de númeropor
dc.subjectCognitive developmentpor
dc.subjectLanguage hierarchypor
dc.subjectMathpor
dc.subjectNumber sensepor
dc.titleDesenvolvimento cognitivo e aprendizagem da matemáticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage132por
oaire.citation.startPage127por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume32por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2014_1_127.pdf
Size:
142.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: