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Violência nos videojogos e a agressividade: Estudo exploratório da associação entrejogar video jogos violentos e a agressividade em adolescentes

dc.contributor.advisorFigueiredo, Euricopor
dc.contributor.authorFerreira, Patrícia Paula Lourenço e Arriaga
dc.date.accessioned2011-05-07T13:59:54Z
dc.date.available2011-05-07T13:59:54Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínicapor
dc.description.abstractO principal objectivo deste estudo foi testar se existe uma associação entre a violência jogada em videojogos e as medidas de auto-relato da agressividade em adolescentes. Esta dissertação também avaliou: (a) o tempo dispendido a jogar videojogos; (b) a idade com que iniciaram o uso de videojogos; (c) os motivos para jogarem; (d) os habituais parceiros de jogo; (e) a percepção acerca das atitudes dos pais relativamente aos seus hábitos com videojogos; (f) os jogos favoritos; (g) as preferências pela modalidade cooperativa, competitiva ou solitária; (h) as opiniões acerca dos efeitos dos videojogos violentos no comportamento agressivo das crianças e jovens; e (i) dimensões da Personalidade. Foram analisadas diferenças entre sexos, idades e níveis sócio-económicos. Seiscentos e sessenta e seis adolescentes (239 rapazes e 327 raparigas), entre os 12 e os 17 anos de idade (M = 14,12), do 8o ao 10° ano de escolaridade, preencheram quatro questionários que analisavam: dados sócio-demográficos; hábitos com videojogos; Agressividade total e diferentes componentes da agressão, avaliadas pela versão Portuguesa do Aggression Questionnaire (AQ; Buss & Perry, 1992; Manso, citado por Matos, 1996; Simões, 1995); e a Personalidade, avaliada pela versão Portuguesa do Júnior Eysenck Personality Questionnaire (EPQ-J; Eysenck & Eysenck, 1975; Fonseca & Eysenck, 1975). Foi desenvolvido um quinto questionário para avaliar a violência dos videojogos jogados pelos adolescentes, aplicado apenas a sujeitos externos a este estudo. Os resultados indicaram que jogar videojogos é uma actividade de laser bastante popular entre os adolescentes Portugueses. Entre outros resultados, verificou-se que os rapazes ocupavam mais tempo a jogar videojogos, iniciaram mais cedo esta actividade, tinham maior preferência e jogaram mais videojogos com violência e manifestaram opiniões menos negativas acerca da influência deste tipo de jogos, comparativamente com as raparigas. A violência jogada nos videojogos foi preditora da 111 agressividade física e total, mas apenas na sub-amostra feminina. Para os rapazes jogar videojogos em salões de jogos foi preditor da agressividade física, verbal e total. As diferenças entre sexos também revelaram que os rapazes obtiveram maiores índices de Psicoticismo e de Agressividade física e verbal, enquanto as raparigas apresentaram índices mais elevados de Neuroticismo, de Hostilidade e de Irritabilidade. Foram discutidas as implicações teóricas e práticas dos resultados e propostas recomendações para futuras investigações.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/520
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectAgressividadepor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectPersonalidadepor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectJogos de computadorpor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectClinical psychologypor
dc.subjectAgressivenesspor
dc.subjectViolencepor
dc.subjectAdolescentspor
dc.subjectPersonalitypor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectComputer gamespor
dc.subjectPsychoanalysispor
dc.titleViolência nos videojogos e a agressividade: Estudo exploratório da associação entrejogar video jogos violentos e a agressividade em adolescentespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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