Repository logo
 
Publication

Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência

dc.contributor.authorAntonello, Claudia Simone
dc.date.accessioned2016-10-19T18:42:30Z
dc.date.available2016-10-19T18:42:30Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste artigo tem como propósito abordar, discutir e propor, a partir de cuidadosa revisão da literatura e resultados de estudo exploratório, uma concepção que procura estabelecer conexões entre as diferentes definições sobre a aprendizagem experiencial e seu papel no desenvolvimento de competências no contexto organizacional. O estudo desenvolvido investigou os aspectos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências na percepção de universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso de administração. Os resultados revelam: a importância do contexto em que os indivíduos estão inseridos na construção de significados para o processo de aprendizagem; como as situações que surgem no cotidiano podem tornarse veículo neste processo; e permitem dizer que, para instalar uma cultura de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de competências, é necessária compreensão clara das novas diretrizes de uma tarefa educativa voltada para aprendizagem. Na perspectiva de trazer alguma contribuição o estudo conclui propondo um quadro de referências relativamente integrado para a definição e o papel da aprendizagem na ação no desenvolvimento de competências.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to approach, discuss, and suggest – after a careful literature review and from the results of exploratory study –, a conception that tries to establish connections between the different definitions of experiential learning and its role in the development of competences in organizational context. The study investigated the aspects related to learning and to the development of competences, through the perception, of university students that were working, and attending their last year of a business administration program. The results revealed: the importance of the context in which individuals are inserted to the construction of meanings in the learning process; how situations that one encounters in everyday life can become a leverage in this process; and that it’s possible to state that, in order, to install a learning culture that allows the development of competences, it is necessary to have a clear understanding of the new directives of an educational method aimed at learning. This study aims to bring some contribution, suggesting a relatively integrated reference framework to the definition of learning in action, and its role in the development of competences.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 12, 199-220pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4993
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectAprendizagem na açãopt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectAprendizagem situadapt_PT
dc.subjectAprendizagem informalpt_PT
dc.subjectLearning in actionpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectCompetence developmentpt_PT
dc.subjectSituated learningpt_PT
dc.subjectInformal learningpt_PT
dc.titleAprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competênciapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage220pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage199pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COG, 12(2), 199-220.pdf
Size:
285.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: